Desembarca em Petrolina na próxima segunda-feira (20), uma delegação com quatro dos mais destacados especialistas do mundo em cadeia produtiva da manga. O grupo, formado por americanos e mexicanos, participa no Quality Hotel, entre os dias 21 e 22, do IX Workshop da National Mango Board – NMB no Vale do São Francisco, com tradução simultânea (português/espanhol).
Promovido pela Valexport e a National Mango Board – organização responsável pelo programa de marketing do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o evento começa na terça-feira (21), às 8h30, com o diretor de marketing da Valexport Caio Coelho e o exportador e membro do Conselho da NMB Altamir Martins, dando as boas vindas.
No primeiro dia do workshop, produtores, associações, cooperativas e exportadores de manga da região, vão conferir as participações de nomes, a exemplo do engenheiro agrônomo e professor Leonardo Ortega, que tem doutorado em economia agrícola e responde atualmente pela coordenação de todas as atividades de pesquisa da NMB.
O diretor executivo da National Mango Board, Manuel Michel é outro especialista que também vai trazer informações atualizadas. É dele a responsabilidade pelo desenvolvimento e acompanhamento dos objetivos, planos, programas e iniciativas estratégicas para promover o conhecimento e o consumo de manga nos EUA.
O evento, que vai debater também assuntos como programas de nutrição e controle biológico, conta ainda com a participação do diretor de Serviços Tecnológicos e Consultoria, Tecnologia de Alimentos e Nutrição do México Sergio Nieto Montenegro. Um especialista que vai atualizar os presentes acerca da nova Lei FSMA (Food Safety Modernization Act), de segurança dos alimentos e do kit de treinamento em práticas de limpeza e desinfecção em packings house de manga.
E, completando o quadro internacional, Mário Miranda, do INIFAP – México, apresenta os resultados de um trabalho sobre o controle das moscas das frutas na safra de manga em seu país. O pesquisador da Embrapa Semiárido Welson Lima Simões, encerra as atividades do primeiro dia, debatendo o tema uso eficiente da água no cultivo da mangueira. Participa ainda deste momento, o pesquisador da Embrapa Instrumentação Luis Henrique Bassoi.
Segundo dia
Na manhã da quarta-feira (22), o evento começa às 8h30, com o minicurso Interpretação de Análise de Solo e Recomendação de Adubação, que será ministrado pelo pesquisador da Embrapa Semiárido Magnus Dall’Igna Deon. Também no mesmo horário, será oferecido o minicurso Manejo Integrado de Ceratitis Capitata em Pomares de Manga. A instrutora será a também pesquisadora da Embrapa Semiárido e especialista em controle biológico Beatriz Jordão Paranhos.
Depois, o gerente executivo da Valexport, Tássio Lustoza finaliza os trabalhos – que contam ainda com a parceria da Embrapa Semiárido e do Sebrae, juntamente com o diretor de pesquisa da NMB, Leonardo Ortega.
As inscrições podem ser feitas através do email: julliana@valexport.com.brou pelo telefone: (87) 3863-6000. Número limitado de vagas.
Clas Comunicação e Marketing
