A secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU), através da gerência de Juventude, juntamente com o Conselho Municipal de Juventude, iniciou na última segunda-feira, dia 13, as etapas preparatórias para a 3ª Conferência Municipal de Juventude, que será realizada dia 11 de agosto, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
A primeira etapa preparatória da 3ª Conferência Municipal de Juventude de Juazeiro foi realizada no Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso, no bairro Dom José Rodrigues, com a participação de mais de 70 jovens.
De acordo com o gerente de Juventude da SECJU, Stallone Lima, foram discutidos na pré-conferência vários assuntos de interesse da juventude, como questões de segurança pública, saneamento, espaços de lazer, assim como a proposta do Bilhete Único, “sistema que já é adotado em algumas cidades do Brasil e possibilita que o usuário utilize apenas um bilhete durante determinado período”, explicou.
Serão realizados no total 18 encontros preparatórios, visando a Conferência Municipal, convocada para 11 de agosto. “Em cada encontro serão escolhidos jovens para serem delegados na Conferência”, explica Stallone, lembrando que poderão participar moradores de toda localidade que receber as pré-conferências.
Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, a conferência tem o objetivo de atualizar a agenda da juventude dando autonomia às múltiplas formas de expressão e participação juvenil, além de fortalecer a garantia de direitos dos jovens e combater todas as formas de preconceitos.
“A juventude sempre foi protagonista de grandes transformações na sociedade, e sua participação nos espaços como de conferências é muito importante para garantir a manutenção e surgimento de novas políticas para esses jovens”, avalia o gerente de Juventude, Stallone Lima.
Para o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Orlando Freire, cada etapa preparatória para a conferência em Juazeiro éfundamental. “Para que possamos mobilizar a sociedade e principalmente a juventude de cada localidade onde serão levados e discutidos os diversos temas motivadores da Conferência Municipal”, pontuou.
A 3ª Conferência Municipal de Juventude é realizada em parceria com o Conselho Municipal de Juventude que é composto por 21 membros, 07 representando o poder público e 14 a sociedade civil. As etapas preparatórias seguem nas diversas escolas da comunidade, mobilizando a juventude, até o dia 07 de agosto.
Por Paulo Carvalho/SECJU
