PETROLINA PROMOVE MINICURSO PARA OS AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS

blogqsp-minicurso-petrolina

Ao todo, 63 Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) das Unidades de Saúde participaram do minicurso de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde e Equipamento de Proteção Individual promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) nesta última sexta-feira, 10. O minicurso aconteceu em duas etapas, manhã e tarde, e os servidores receberam certificado com carga horária de 4h.

O minicurso foi ministrado pela coordenadora e engenheira de Segurança do Trabalho do CEREST, Jordana Fernandes e Eudiane Freire, respectivamente, e a auditora da SMS Gilma Soares. “É um momento de extrema importância para que possamos garantir a segurança e qualidade do trabalho desses profissionais, bem como garantir mais saúde para população com ambientes limpos, higienizados e sem risco de contaminação. O município se preocupa em capacitação todos os servidores, pois cada um é importante em sua área de trabalho”, pontuou a secretária de Saúde Lucia Giesta.

Durante a capacitação foram abordados temas referentes ao gerenciamento adequado dos resíduos sólidos como armazenamento, transporte e as particularidades do lixo comum e contaminado; ao uso diário e correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os princípios básicos na operacionalização do processo de limpeza.

Para Francisca da Cruz, ASG na AME Socorro Gil no bairro Ouro Preto, a capacitação foi “bastante importante, pois pude aprender mais e esclarecer as dúvidas, além de ter conhecimento de novas práticas, além de atualizar aquilo que eu já sabia”, disse.

Jordana deu algumas dicas como a técnica dos baldes. “Em áreas criticas podemos utilizar três baldes; o primeiro com água pura, o segundo com água e sabão e o outro com água e a solução de desinfecção. Já em áreas semicríticas ou não criticas só os dois primeiros baldes são suficientes. É importante também que os profissionais estejam atentos para a limpeza e armazenamento do material de trabalho como vassouras, baldes, panos, esponjas entre outros”, orientou.

Gabriella Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *