O secretário de Cultura e Juventude do Município, Donizete Menezes, em entrevista ao programa Giro Cultural, da Rádio Juazeiro, sexta-feira, dia 10, falou das ações culturais da SECJU e da programação festiva dos 137 anos de Juazeiro. Na oportunidade convidou toda a população juazeirense para participar das festividades do aniversário da cidade, que teve início hoje e se estende até o final de julho.
Uma vasta programação, entre inaugurações, eventos populares e shows artísticos, vai marcar o aniversário de Juazeiro, incluindo no cronograma de atividades culturais, o III Festival Internacional da Sanfona, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal. O titular da SECJU participou do lançamento do Festival da Sanfona em dois momentos, em Juazeiro no dia 1º de julho e em Salvador, no último dia 08, acompanhado do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro.
Presente também ao lançamento do Festival da Sanfona na capital baiana, o deputado estadual Crisóstomo Lima, Zó do PCdoB, o representante do BNDES, agência patrocinadora do evento, juntamente com o Governo Federal, e mais os produtores Celso de Carvalho e Paulo Gondim. Na festa de lançamento em Salvador, a imprensa baiana e convidados puderam prestigiar a apresentação do Quinteto Sanfônico da Bahia, composto por Targino Gondim e mais quatro sanfoneiros, Renan Mendes, Cicinho de Assis, Martinhos Café, e Gel Barbosa.
O III Festival Internacional da Sanfona integra a programação festiva e cultural do aniversário da cidade, e será realizado de 14 a 18 de julho, no Centro de Cultura João Gilberto (abertura) e na Orla Nova (encerramento), que trará entre outros nomes da cultura nacional, a cantora Elba Ramalho. Toda a programação do Festival da Sanfona é aberta ao público e toda a população é convidada a prestigiar.
O secretário Donizete Menezes ainda falou da Virada Cultural, que será realizada nos dias 17 e 18 de julho com diversas atividades artísticas, como teatro, oficinas de pipas, shows musicais, entre outras. “Uma verdadeira integração da cultura juazeirense, e todos estão convidados a participar, a prestigiar e homenagear os 137 anos de nossa querida cidade”, convida o secretário.
Em entrevista ao radialista Geraldo Messias, do programa Giro Cultural o secretário Donizete destacou também a participação de repentistas no aniversário da cidade, como o poeta Valdir Lemos que esteve acompanhando o secretário durante a entrevista, juntamente com a cantora de forró, Jaidete Varjão.
