
A largada nas discussões sobre 2016 será dada pelo PT neste domingo quando o diretório estadual de Pernambuco reúne prefeitos, vereadores, parlamentares e demais lideranças políticas para debater a conjuntura política de maneira a elaborar estratégias para as eleições do próximo ano. Também será avaliada a relação da sigla com as demais legendas que integram a base do governo federal em cidades estratégicas do estado, uma vez que a linha para a composição de alianças é a prioridade por partidos que compõe o grupo de apoio à presidente Dilma Rousseff. O encontro será a partir das 9h, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, no Recife.
“Vamos aprovar o calendário das plenárias regionais, e estão entre as prioridades do PT a manutenção das cidades administradas pelo partido hoje e a eleição em cidades como Petrolina e Caruaru. O Sertão do Pajeú e a Região Metropolitana do Recife também são prioritários”, comentou a presidente da sigla, Teresa Leitão. Em Pernambuco, o PT comanda oito municípios, sendo o maior deles Serra Talhada, administrado por Luciano Duque. No caso do Recife, dada a preocupação do partido com a condução do processo eleitoral na capital, a ideia será a realização de uma plenária exclusiva para tratar do tema.
Na ocasião também será feita uma avaliação do congresso da legenda, ocorrido em junho, quando o ex-presidente Lula fez críticas abertas ao partido, afirmando que o PT “perdeu a utopia” e que o governo da presidente Dilma é um “governo de mudos”. Paralelamente, será abordado o processo de filiações, que segue até novembro.
Do Diario de Pernambuco – Júlia Schiaffarino