A Polícia Militar (PM) de Petrolina Pernambuco, divulgou nesta segunda-feira (29), o balanço das ações realizadas durante o São João do Vale, que aconteceu no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, entre os dias 23 e 27 de junho. Ao todo foram registradas 286 ocorrências, com 86 pessoas detidas no local da festa. O número é 15% menor do que o registrado em 2014.
Em relação ao número de homicídios, os índices caíram pela metade. Em 2014 foram registrados 10 assassinatos e em 2015, cinco. Foram apreendidas 28 armas durante o período, contra 18 recuperadas no ano passado. Em relação a drogas, o aumento do número de crack apreendido ficou em torno de 600% maior. Já cocaína, o número foi para 400% a mais do que o mesmo período do ano passado.
O capitão Welber Cavalcanti explica que o resultado é fruto de várias operações realizadas pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), que reduziu a violência em 15,4%. “Dos detidos no Pátio de Eventos, são pessoas que estavam embriagadas, estavam sob efeito de substâncias entorpecentes, que estavam perturbando o local. Elas foram conduzidas para o posto de comando e ficaram lá até terminar o evento para que não causassem maiores tumultos”, explica.
Durante os shows, a polícia ainda apreendeu três armas brancas e um revólver. “Tinha pessoas que estavam de posse de faca. Apesar da revista que era feita na entrada, algumas pessoas burlaram o sistema, mas foram detidas pelo policiamento. Mas, no final de todo o levantamento que nós fizemos, podemos considerar que tivemos um São João bastante tranquilo”, destaca o capitão.
Também houve redução no número de assassinatos em relação ao mesmo período do ano passado. “O número de homicídios é um número que a Polícia Militar adota para verificar como é que está a segurança numa determinada região, e aqui nós registramos cinco homicídios, contra dez do ano passado. No mês de junho temos uma média histórica de oito homicídios. Registramos cinco, é um número bastante positivo pra gente”, assegurou o capitão Welber Cavalcanti.