A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da superintendência de Eventos e da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) deu início ao projeto “São João nas Comunidades”, no último final de semana, dias 19 e 20 de junho, no Bairro João XXIII. A largada oficial para o período junino, que é realizado de 19 de junho a 11 de julho em 04 bairros da cidade, reuniu uma multidão na noite de abertura, na última sexta-feira (19), no João XXIII, envolvendo comunidades adjacentes como Alto do Cruzeiro, Piranga e outras no seu tradicional arraiá.
De acordo com o superintendente de Eventos, Samuel Morais, o Bairro João XXIII foi um dos escolhidos para ser polo do projeto devido a sua tradição na realização de festa junina. “Já é tradicional em Juazeiro por isso escolhido como um dos polos e principalmente para iniciar esse projeto, que foi abraçado por todo o governo e pelos comunitários”, disse.
A festa de abertura contou com a participação das quadrilhas “Fé Nordestina” do município de Curaçá e “Junina Quebradeira” do bairro Piranga, que deram brilho e alegria ao início do projeto São João nas Comunidades, e em seguida os repentistas Valdir Lemos e Antônio Vieira, dupla oficial do projeto “Sertão, Viola e Poesia” se apresentaram para o público presente, abrindo a festa para as atrações da programação oficial, Meninos de Ouro, Wanderley do Nordeste e Novo Destak.
A dupla de repentistas fez uma homenagem ao saudoso artista e gestor cultural Wellington Monteclaro, que esteve à frente do projeto São João nas Comunidades, enquanto estava na gerência de Cultura do Município. Segundo Samuel Morais, “Wellington foi um dos precursores do projeto e o seu trabalho foi fundamental para a continuidade do mesmo”.
O São João nas Comunidades, realizado no Bairro João XXIII também teve aprovação popular. Para o visitante Josemar Torres, que reside em Petrolina, está sendo maravilhoso. “Eu não conhecia, vim através de amigos daqui de Juazeiro, e está bom demais”. Já para outro visitante, Ednaldo Severino da Silva, do Rio de Janeiro, há 03 meses em Juazeiro, é a primeira vez que vem, “e estou achando excelente”, completou.
Concurso de Quadrilhas
No São João nas Comunidades também é desenvolvido o Concurso de Quadrilhas Juninas, iniciado dia 19 (sexta-feira). Quinze quadrilhas inscritas ao todo, entre estilizadas e matutas, concorrem a uma premiação de 13 mil reais. Segundo a secretaria de Cultura e Juventude, uma comissão formada por 4 jurados de reconhecida capacidade cultural estão avaliando as apresentações das quadrilhas, oriundas de cidades como Casa Nova, Curaçá e Petrolina, e ainda de diversos bairros da cidade e de localidade do interior de Juazeiro. Na comissão julgadora estão Marco Antônio Velasch, Djma Darc, Chico Rua e Demis Santana.
Na noite de abertura a primeira quadrilha a se apresentar, a Fé Nordestina, com o tema “Rei do Cangaço” veio com 28 componentes, e com elementos de cenário confeccionados pelos próprios integrantes. A quadrilha existe há 5 anos e é a primeira vez que participa do concurso. “É o nosso primeiro concurso. A gente veio do terreirão mesmo, e estamos felizes em participar”, disse Thaynara Veloso, uma das dançarinas da quadrilha.
A segunda quadrilha a se apresentar, que também foi a classificada da noite de abertura, Junina Quebradeira, do Bairro Piranga, tem 40 componentes e trouxe como tema “O Sol e a Lua”. Segundo o seu representante, Luanderson Souza, a quadrilha tem 3 anos e é o primeiro ano que participa de um concurso de quadrilha profissional. Na segunda noite do São João nas Comunidades, realizado no bairro João XXIII, se apresentaram as quadrilhas: Busca Pé, do Bairro Kide; Renascer do Sertão, de Petrolina, e G–DECC, de Curaçá. A quadrilha junina G–DECC, da cidade de Curaçá foi a classificada da noite.
De acordo com a SECJU, nesta etapa de classificação, dias 19 e 20 e dias 26 e 27 sairão de cada etapa apenas 1 quadrilha classificada, das 13 estilizadas, e as matutas se apresentarão na final do Concurso, que será realizada no Parque Lagoa de Calu, Bairro Alto da Maravilha, nos dias 10 e 11 de julho. Ainda se apresentaram no palco do “São João nas Comunidades”, na segunda noite do evento as atrações: Zezão e Banda, Marcelo Portela e a Banda Doce Malícia.
Na avaliação do secretário de Cultura e Juventude do Município Donizete Menezes, as duas noites de abertura do São João nas Comunidades, no Bairro João XXIII, mostram como vai ser esse período junino em Juazeiro, com muita animação, segurança e o apoio de cada bairro. “É a confirmação de que a comunidade aprovou e que está junto com o governo para manter viva a tradição cultural das festas juninas”, completou.
A programação do São João nas Comunidades continua no próximo final de semana, dias 26 e 27, no bairro Quidé, com as seguintes atrações: Forró Tô na Boa, Silas França e Matéria Prima (dia 26) e Jaidete e Banda, Renan Mendes e Real Som (dia 27) e mais uma etapa classificatória do Concurso de Quadrilhas Juninas.
O São João nas Comunidades é uma promoção da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) e superintendência de Eventos, com o apoio de todas as secretarias do Governo, Guarda Municipal, SAMU e Polícia Militar.
Paulo Carvalho/PMJ

