Pensando na garantia dos direitos às pessoas com necessidades especiais, a Prefeitura Municipal de Petrolina construiu, nos últimos dois anos, 75 rampas em ruas de acesso no centro da cidade. A ação realizada pela Secretaria de Acessibilidade em parceria com a Secretaria de Ordem Pública e a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte (EPTTC) visa melhorar as condições de tráfego de deficientes e idosos. De acordo com o Secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição, neste ano também serão construídas rampas nos bairros da cidade. “Estamos em fase de estudo para verificar a necessidade de cada bairro, porque precisamos viabilizar a desobstrução e a desocupação das calçadas, para que possamos garantir vias de tráfego e trânsito de pedestres. A partir daí, podemos garantir as rampas e criar vagas de estacionamento para deficientes e idosos”, explicou.
Além da construção de rampas, o Secretário anuncia outras ações para 2011. “Nós pretendemos implantar o Centro do Livro Acessível, que oferecerá livros para deficientes visuais. Estamos ampliando, também, as salas de atendimento ao aluno com necessidade especial nas escolas da rede municipal e vamos iniciar o acolhimento à criança com necessidade especial no Programa Nova Semente”, revelou.
Para o prefeito Julio Lossio, promover a acessibilidade em Petrolina é uma ação necessária para o bem estar da população e um destaque na cidade que se desenvolve cada vez mais, incluindo todos os cidadãos. “A construção de rampas e a destinação de vagas de estacionamento para deficientes e idosos são apenas o início das ações que pretendemos realizar em prol do cidadão com necessidade especial. Na área de educação, já percebemos grandes avanços, é o caso do ingresso de alunos especiais na rede pública de ensino. Em 2009, 318 alunos com necessidades especiais frequentavam as escolas municipais, hoje esse número cresceu para 535 estudantes”, destacou.
A continuidade do Programa Calçada Legal que consiste na desocupação de calçadas e vias públicas para pedestres, a parceria com o Centro Auditivo na oferta de curso de língua de sinais e a doação de prótese auditiva junto com a Secretaria de Saúde serão, também, ações continuadas da Secretaria de Acessibilidade.
Texto: Elka Macedo
Fotos: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina