Nesta terça-feira (09), a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, através da Gerencia de Diversidade, realizou um café da manhã em homenagem aos catadores da Cooperativa dos Catadores de Juazeiro – Cooperfirz e parceiros, em homenagem aos 14 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, comemorado no último domingo, 07 de junho. O evento aconteceu na sede da cooperativa no Distrito Industrial.
“É a primeira vez que comemoramos o nosso dia, só tenho a agradecer a secretária Célia Regina pela homenagem e pela parceria. Já conseguimos muitos avanços com o Governo Isaac, através da SEDIS, SESP e SEDETUR. Temos também o apoio do PANGEA, do Cesol e da Fundação Coca Cola”, afirmou o coordenador da Cooperfitz, Raimundo da Silva.
De acordo com a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho, o trabalho com os catadores iniciou quando ela era gestora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “Quero parabenizar todos os catadores pelo dia. O prefeito Isaac sempre teve um olhar especial para esses trabalhadores, e iniciamos esta tarefa com a retirada de mais de 100 famílias do Lixão, e muitas destas pessoas foram contratados para os serviços de limpeza do município. Conseguimos realizar uma das obras mais importante deste Governo, a Remediação da área, cuidando das pessoas e do meio ambiente”, relembrou a secretária.
Célia acrescentou que quando assumiu a SEDIS continuou as ações junto aos catadores. “Implantamos em 2013 um projeto para a inclusão dos catadores durante o carnaval, com fornecimento de uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI), alimentação e transporte para levar o material recolhido. Este ano, conseguimos inserir as pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop, na equipe da cooperativa durante o carnaval. Estou muito feliz com os resultados já alcançados desta parceria, e saibam que estamos juntos para realizarmos muito mais”, afirmou Célia Regina.
Os catadores André da Silva e sua esposa, Maria do Socorro começaram a trabalhar na cooperativa depois da ação do carnaval. “A gente já trabalhava com material reciclável, mas agora estamos organizados, e acreditamos que vamos consegui melhorar a nossa renda. A Prefeitura está de parabéns”, disse o catador.
O técnico do Centro de Estudos Socioambientais – PANGEA, Clébio Jatobá parabenizou a equipe da Prefeitura pelo trabalho realizado junto aos catadores. “Juazeiro foi o município no qual tivemos o maior apoio dentro dos cinco que atuamos na região, e será o município Polo do projeto que vai formar uma Rede de Cooperativas, coordenado pelo PANGEA. Este galpão será ampliado e equipado, e no ano que vem vamos comemorar o dia dos catadores em um espaço muito melhor”, afirmou Clébio.
Após os pronunciamentos foi apresentado o ‘Projeto Eu Existo’, que faz parte do Programa Qualifica Juazeiro, e será desenvolvido pelas pessoas em situação de rua, atendidos pelo Centro Pop. A ideia é restaurar praças, utilizando materiais recicláveis.
Estavam presentes no evento, o vereador Eduardo Lopes, a gerente de Diversidade, Luana Rodrigues, a coordenadora do Acessuas Trabalho, Quitéria Lima, a coordenadora do CDIS, Polliana Pacheco, a coordenadora de Habitação, Gilnágila Machado, técnicos do Centro Pop, o presidente do Instituto Mocidade, Liberdade e Cidadania, Raimundo Nonato e representantes do Centro Público de Economia Solidária – Cesol.
Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

