Durante a última semana a coordenadora do programa Tratamento Fora do Domicílio de Petrolina – TFD, Wanicleidy Passos, visitou a Casa de Apoio em Recife, local onde os pacientes do serviço ficam hospedados para realização de procedimento – consultas, exames ou cirurgias, para acompanhar o fluxo de atendimento e verificar as necessidades dos usuários.
“Esse momento é essencial para que possamos identificar as falhas e encontrar soluções dentro do próprio serviço. Além de planejar com mais propriedade novas estratégias que tragam melhoria na acomodação dos pacientes e acompanhantes. Foi uma oportunidade ótima para sentir o que eles mais precisam”, destacou a coordenadora.
Recentemente, a Casa de Apoio teve sua reforma concluída e em breve receberá nova mobília como ventiladores, camas, colchões, estantes, cadeira utensílios de cozinha entre outros. “Vamos renovar boa parte da mobília o que nos alegra bastante, pois a gestão Julio Lossio tem procurado melhorar a assistência àqueles que necessitam do TFD para acompanhamento e resolução de algum problema de saúde”, acrescentou a secretária de Saúde Lucia Giesta.
Damião Aquino, usuário do serviço há 4 anos, conta que “o TFD é uma grande família e o tempo que estou aqui o serviço é muito bom e tenho oportunidade de fazer novas amizades. Graças a Deus meu tratamento tem dado certo”, disse. O senhor Mário Alves também elogia o atendimento. “A assistência da coordenadora, da equipe da Casa de Apoio é muito boa e tem permitido que eu dê continuidade ao meu tratamento. Só tenho a agradecer”, contou.
Os usuários podem se deslocar ao Recife de ônibus, avião ou ambulância, a depender da situação do paciente. Na Casa de Apoio há três profissionais – coordenadora, cozinheira e auxiliar de serviços gerais – que trabalham para proporcionar alimentação de qualidade, ambiente arejado e acomodações confortáveis.
Gabriella Moura