MORADORES DAS LOCALIDADES SABIÁ I E II SOLICITAM POSTO DE SAÚDE NA COMUNIDADE E PREFEITURA RESPONDE

blogqspsalitrecomissão   Foto Farnésio SilvaOs moradores José Ronaldo, Rita Evangelista e Ana Maria de Oliveira estiveram na manhã de hoje (03), no Programa Bastidores da Notícia para solicitar da Prefeitura Municipal de Juazeiro a construção de um posto de saúde na comunidade do Sabiá localizado no Salitre. Segundo eles, existe somente um posto de saúde na Lagoa do Salitre e não atende a demanda da comunidade.

“Temos um posto localizado na Lagoa do Salitre e não é suficiente, fica a 10 km da nossa localidade e quem reside em outras localidades fica mais distante. É complicado conseguimos uma vaga e quando conseguimos só são disponibilizados 02 vagas para cada localidade e sem contar que não atende 02 pessoas da mesma família, eles dizem que essa orientação é da Secretaria de Saúde”, diz a moradora Ana Maria de Oliveira.

Por sua vez, a moradora Rita Evangelista, diz que a prefeitura e a secretaria de saúde já estão cientes do caso. “É preciso construir um posto de saúde na nossa comunidade, não podemos ficar desse jeito, inclusive já entregamos um abaixo assinado com 651 assinaturas ao Secretário Dalmir e ao Prefeito Isaac”.

Segundo Rita, existe na localidade um terreno para construção do posto. “Já existe um espaço que pertence à prefeitura é onde funcionava antigamente o programa PETI e desde que acabou o programa aqui o local encontra-se fechado e está cheio de ratos e baratas Na localidade somos tratadas como fantasma e só existimos na época de político, estamos cansados dessa situação e vamos lutar até o fim”.

Por fim, o morador José Ronaldo, pediu que a prefeitura se sensibilizasse e resolvesse a situação. “A única opção é a construção de um novo posto, não podemos ficar sem atendimentos médicos e nem dependendo de outro posto de saúde. Esse é um anseio da população que já vem pedindo há bastante tempo”.

Nota da secretaria de saúde

Diante do fato, a Secretaria da Saúde de Juazeiro informa aos moradores do povoado de Sabiá I e Sabiá II, atendidos na Lagoa do Salitre, que a Superintendência da Atenção Básica já definiu com a equipe da unidade estratégias para facilitar o acesso dos usuários ao serviço na Unidade Básica de Saúde.

A secretaria ainda esclarece que os povoados e fazendas próximas terão total atendimento na unidade, não sendo apenas dois atendimentos por localidade. A secretaria comunica que existe uma equipe completa na UBS, com enfermeiro, dentista e médico atendendo as demandas dos 2.500 moradores da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *