REFORMA GARANTE ACESSIBILIDADE NA 6ª SUPERINTENDÊNCIA DA CODEVASF

blogqsp.acesso elevador.codevasfVisando à promoção de acessibilidade para pessoas que têm dificuldades de locomoção, a 6ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA), tem adaptado a estrutura física do prédio para facilitar o acesso desse público.

As ações vão desde as rampas de entrada e saída até a instalação de elevador.

Agricultor aposentado de Itamotinga, distrito de Juazeiro, Mário Antônio de Jesus foi o primeiro cadeirante a utilizar o elevador instalado na empresa. “Gostei da ideia, pude resolver minhas pendências e não tive dificuldades para subir nem descer do primeiro andar”, relata.

A titular da Gerência Regional de administração (6ª GRA), Andrea Arraes, conta que a ação foi planejada para atender pessoas que circulam pelo prédio da superintendência. “A instalação do elevador foi pensada tanto para o público interno, funcionários que possam ser portadores de deficiência, como o público externo, para facilitar o acesso deles a todas as dependências da empresa.

Além do elevador, nós temos rampas de acesso na entrada principal, corredores e portas largas e também o banheiro apropriado para facilitar acesso e locomoção dessas pessoas”, explica. Segundo Andrea Arraes, outro local da empresa, no primeiro andar, está reservado para a instalação de outro sanitário próprio para cadeirantes.

A promoção de acessibilidade para as pessoas com mobilidade reduzida é respaldada e garantida pela lei 10.098, publicada em dezembro de 2000. Nos edifícios públicos, como o da Codevasf em Juazeiro, ou de uso coletivo, por exemplo, a lei estabelece que a construção, a ampliação e a reforma desses espaços deve ser realizada de forma a torná-los acessíveis, sendo um dos acessos ao edifício livre de barreiras ou obstáculos. Os espaços devem também ter banheiro adequado e os locais para eventos, como auditórios, devem ser adaptados.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon, a estruturação das empresas para receber pessoas com dificuldades de locomoção é de suma importância. “Realmente é importante essa estrutura, principalmente aqui onde nós temos um prédio com primeiro andar. Todas as empresas devem dar condições de acesso para as pessoas com dificuldades de locomoção, não somente para cumprir a lei, mas para proporcionar uma melhor qualidade de vida para elas. Inclusive nós estamos buscando adquirir um veículo adaptado para melhorar ainda mais essa locomoção dentro da empresa”, destaca o superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *