O Rio São Francisco está em risco e é preciso defendê-lo. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza uma intensa campanha de mobilização nacional que visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do “Velho Chico”.
Este ano a campanha tem como tema “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico” e em Juazeiro o evento acontecerá amanhã (03), a partir das 9h, na Orla II. Segundo o membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Almacks Luiz Silva, o ‘Rio da Integração Nacional’ passa por uma séria crise, que compromete seriamente o futuro das suas águas e de cerca de 15,5 milhões de brasileiros (8,5% da população do país) que dependem do rio para viver e trabalhar, além da sua rica biodiversidade.
“É uma situação difícil e todos sabem que o rio está com esse problema, o Velho Chico está morrendo e precisamos ajudá-lo. Amanhã será um dia educativo e de reflexão das praticas e dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente e, especificamente, com o rio. A população precisa abraçar essa campanha e vira carranca também”.
O dia 3 de junho será inteiramente dedicado às mobilizações em cidades-polos da Bacia, como Juazeiro-BA, Petrolina-PE, Penedo-AL, Bom Jesus da Lapa-BA, Três Marias-MG, entre outras, que se organizarão por meio de grupos culturais, escolas, associações comunitárias e instituições governamentais.
Entre as atividades estão programadas barqueatas (comitiva de barcos), peixamentos (colocação de peixes no rio), além de exposições, debates e mobilizações envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores públicos. Estão previstas ações em todos os cinco estados por onde corre o São Francisco: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
