PETROLINA PODERÁ TER RACIONAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL

blogqsppanoramicapetro a (2)

É uma pergunta que deixa os petrolinenses preocupados diante da situação que estamos passando com uma crise hídrica jamais vista e sonhada por todos nós.

O cenário é de extrema gravidade e a ANA – Agência Nacional de Águas juntamente com o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico já alertaram o IBAMA para que fosse reduzido o volume de águas que passa pela Barragem de Sobradinho, a ponto do volume útil chegar a zero até o mês de setembro.

Baixando a vazão do Rio São Francisco para 900 metros cúbicos por segundos (m³/s), com certeza a captação de água na ETA Vitória/COMPESA será atingida em cheio. E se antecipando os fatos a COMPESA já viabilizou junto ao Ministério das Cidades o montante de R$ 11 milhões para providenciar um flutuante e não prejudicar o abastecimento d´água de Petrolina.

As informações repassadas a CUBAPE pelo Gerente da COMPESA João Rafael, quando da participação da Oficina de Água e Saneamento ministrada na semana passada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, é de que o Governo de Pernambuco está monitorando a situação e será do governador a decisão de ter ou não racionamento de água em Petrolina.

Assim sendo, a pergunta lá do inicio desta matéria, nós podemos responder que sim. Pois se não chover na cabeceira do rio a situação vai piorar, e Petrolina ter que aprender a conviver com um calendário de abastecimento de água.

Conscientize e economize água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *