CENTRO PARA POPULAÇÃO DE RUA BUSCA FORTALECIMENTO COM A REDE DE PROTEÇÃO EM JUAZEIRO

blogqsp.Centro de Referência Especializado para População em Situação.Juazeiro

A equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop de Juazeiro realizou o I Encontro da Rede de Proteção Social, para discutir e fortalecer os serviços oferecidos para crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias em situação de rua no município.

A secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, Célia Regina Carvalho evidenciou que uma das prioridades do Governo Isaac, dentro da Política da Assistência Social, é melhorar e ampliar o atendimento das pessoas em situação de rua. “Este é um trabalho intersetorial, que precisa mobilizar a Rede e também conscientizar a população para que ela tenha um olhar especial para estas pessoas.

O Social, a Saúde, Educação, Segurança Pública e as Instituições afins precisam estar unidos nestas ações em prol desta população tão discriminada e esquecida”, ressaltou a secretária. Célia Regina falou também dos avanços nesta área no município, com a implantação do Centro Pop, em 2013, e sobre a implantação da Casa de Acolhimento, prevista para este ano.

A gerente de Proteção Especial, Fátima Carvalho, apresentou a equipe de referência do Centro Pop e agradeceu a presença da equipe da SEDIS, dos representantes da Saúde, do Centro de Recuperação e a articuladora do ‘Programa Crack é possível vencer’. “Estamos aqui para fortalecer uma rede de parceria. A ampla discussão é um sinal positivo das políticas públicas voltadas a esta parcela da população. Atualmente atendemos diariamente 14 pessoas no Centro Pop, que recebem alimentação, atendimento psicológico, jurídico, higienização, além do convívio em grupo e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. A rua não é uma escolha, é a falta de opção dessas pessoas”, pontou a gerente.

A articuladora do Programa ‘Craque é possível vencer’, Anaildes Santos, iniciou agora em maio o trabalho junto a Rede em Juazeiro. “Após a solicitação do Comitê Gestor Municipal para o Governo Federal, foi possível a minha transferência de Aracaju para Juazeiro. E como articuladora, meu papel é organizar, promover espaços de discussão e fóruns sobre álcool e outras drogas, junto com os gestores, apoiando a política intersetorial, realizar o mapeamento dos recursos locais, fazer articulação com os Ministérios, dentre outros serviços”, explicou Anaildes.

Segundo a gerente da Secretaria de Saúde – SESAU, Silene Duarte, a equipe vem realizando discussões para buscar uma maior articulação com a Rede. “Hoje recebemos no CAPSAD pessoas em situação de rua que são usuários de drogas, e a partir de lá encaminhamos para as equipes de Saúde da Família, Hospitais, Samu, dependendo da necessidade de cada um”, explicou a gerente.

Silene ressaltou que com o fortalecimento da Rede, a Prefeitura irá executar o plano de ação do Programa Crack é possível vencer, com a implantação do Consultório na Rua, com o CAPS funcionando 24 horas, as equipes de Urgência e Emergência qualificadas para atender esse público.

A presidente do Centro de Recuperação Esquadrão Resgate – CRERJ, Wanusa Sá, participou do Encontro. “Atendemos muitas pessoas em situação de rua, disponibilizamos 14 vagas para este público. Apesar das dificuldades do CRERJ nunca deixamos de atender os usuários, mas precisamos buscar soluções para ampliar as vagas, e receber a grande demanda do nosso município”, ressaltou Wanusa.

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *