A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, através da Gerência de Diversidade e do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial – COMPIR realizou na ultima semana, o I Encontro de Gestores de Políticas de Promoção e Igualdade Racial do Território Sertão do São Francisco.
O evento aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto, e contou a participação de representantes dos municípios de Uauá, Canudos, Curaçá e Juazeiro.
A secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho, agradeceu a participação dos gestores e disse que Juazeiro tem avançado neste setor. “Quando assumi a secretaria em 2013, o prefeito Isaac nos orientou da importância de criar um espaço de discursão da Diversidade. Então criamos a gerência, e logo em seguida, a supervisão para tratar apenas das politicas de promoção e igualdade racial, que durante pouco mais de um ano, está desenvolvendo inúmeras ações importantes no município”.
De acordo com a gerente de Diversidade, Luana Rodrigues, o objetivo do evento é fortalecer, diagnosticar e reafirmar o comprometimento das instituições, na implantação e garantia de direitos quanto às Políticas Publicas de Promoção da Igualdade Racial. “Precisamos nos articular com os outros municípios para difundir estas políticas no Território, além de incentivar a criação de órgãos e setores de PIR e buscar a participação dos municípios no Fórum Estadual de Gestores”, explicou a gerente.
A supervisora de Promoção e Igualdade Racial da SEDIS, Iuana Louise apresentou as ações realizadas pela secretaria em um ano e meio de atuação da Gerência de Diversidade, o que causou entusiasmo nas gestoras dos outros municípios, que ainda não possuem um setor de Promoção e Igualdade Racial.
A presidente do COMPIR, Neide Tomaz, disse que o evento foi muito positivo, e garantiu que o próximo já tem data marcada, 09 de junho. “Precisamos articular a participação de Sobradinho, Casa Nova, Sento-Sé, Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes para fortalecer este espaço de discussões e troca de experiências”, ressaltou a presidente.
Participaram do Encontro a secretária de Assistência Social de Canudos, Shirla Ferreira, a assistente social do CRAS, Elisangela Almeida, a psicóloga da Secretaria de Uauá, Geisabel Lima, a assistente social da Secretaria de Curaçá, Maria Lúcia Coutinho, representantes de Comunidades Quilombolas e Instituições afins.
Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
