Home / Política / “O DIREITO DE BRINCAR” É TEMA DE PALESTRA DA SEMANA DO BEBÊ NA UNIVASF

“O DIREITO DE BRINCAR” É TEMA DE PALESTRA DA SEMANA DO BEBÊ NA UNIVASF

BLOGQSP.CRIANÇA

Com o tema “O Direito de Brincar”, foi ministrada pela Consultora do Sobreviver e Desenvolvimento Infantil do UNICEF, Carolina Velho e mediada pelo Professor da UNIVASF, Marcelo Ribeiro, palestra na manhã desta quarta-feira (13), em uma das salas da Universidade do Vale do São Francisco, em Juazeiro, organizada pelos representantes da 5ª Semana do Bebê Paulo José – da UNIVASF – e Carla Lorena Pesqueira – Secretaria de Saúde do município.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16, estabelece o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”. Dirigindo-se a uma plateia formada por Professores de educação infantil da rede municipal de Juazeiro, Petrolina e Sobradinho, a Consultora do Sobreviver e Desenvolvimento Infantil do UNICEF, disse que muitas crianças, mesmo estando em espaços institucionais, como escolas e creches, não têm oportunidade de brincar. “Muitas vezes estão nas salas, trancafiados.

Esse é um tema relevante porque é do desenvolvimento da criança e nos faz pensar em como a sociedade está vendo essa brincadeira e como organiza essa brincadeira para as crianças”, colocou Carolina Velho.

Para brincar é necessário que haja espaço livre e esse foi um assunto muito discutido após a palestra. A Professora da Escola de Educação Infantil Gentil Damázio, Marilene Barbosa, ficou atenta a essa questão. “Hoje vivemos tempos modernos, onde os espaços estão sendo retirados das crianças. Existem, mas há uma limitação do que se pode brincar. É necessário rever e planejar para se aproveitar do que tem e devolver à criança a liberdade de brincar. Meus filhos, por exemplo, brincaram muito de roda, de esconde-esconde, criavam brincadeiras uns com os outros. Meus netos brincam individualmente, cada um em seu celular. Essa brincadeira que faz a criança crescer e se reconhecer no meio em que vive, essa eu não percebo mais”, afirma a Professora Marilene.

Semana do Bebê 2015 melhor organizada

Ao final das considerações, o Professor da UNIVASF, Marcelo Ribeiro, disse que essa é a segunda vez em que participa da Semana e pode dizer que esse ano está incomparavelmente melhor. “Está muito bem organizada. A participação das pessoas está muito boa. Do ponto de vista pessoal, saio da discussão muito emocionado no sentido de perceber que as pessoas, os professores estão interessados no assunto. Eu acho que as pessoas saíram impactadas positivamente com as idéias, ratificando que a brincadeira é algo importante para as crianças, é um direito delas, e nós, sociedade como um todo, precisamos estar mais mobilizados para garantir mais espaços para essas crianças”, enfatiza Marcelo.

O Representante da UNIVASF na Semana do Bebê, Professor Paulo José, disse que a universidade tem o papel de relação direta com a sociedade, com a comunidade, por isso a importância de participar do evento. “É o segundo ano que a universidade está participando efetivamente da organização e dos trabalhos da Semana do Bebê e com muita satisfação. Eu gostaria de dizer que esse ano a Semana do Bebê se superou, estou muito satisfeito com esse evento”, reconhece.

Ao final da palestra, a Consultora do UNICEF agradeceu a participação de todos e explicou o motivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância estar mais junto da Semana do Bebê de Juazeiro neste ano. “A Semana do Bebê de Juazeiro foi uma das 12 Semanas vencedoras no ano passado e que se apresentou na Mostra Internacional das Semanas do Bebê em Belém. Por conta da sua excelência, o UNICEF resolveu que esse ano viria, estaria mais junto. Hoje eu pude ver a organização e posso dizer que vocês estão de parabéns”, afirma Carolina Velho.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *