SAÚDE ANUNCIA AÇÕES E METAS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM JUAZEIRO

blogqsp.vacinagripe2

O diretor de Vigilância do setor de endemias do município, Klynger Farias, esteve nesta segunda-feira (04) participando de programas nas rádios locais para falar sobre a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em Juazeiro que inicia hoje e segue até o dia 22 de maio.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo para a vacinação. Na oportunidade, Klynger alertou ao público alvo a importância da vacina.

“O alerta principal é para que os doentes crônicos, bem como as gestantes, procurem os postos para tomar a vacina, uma vez que são pessoas com maior possibilidade de evolução para quadros graves com risco de morte. A campanha se estende até o dia 22 de maio, mas é preciso tomar a vacina o quanto antes, pois ela demora 15 dias para conferir imunidade”, disse.

O diretor de Vigilância da SESAU também destacou a importância da vacinação das crianças.“Devem se vacinar contra a gripe também crianças com seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais e mulheres no puerpério”, alertou.

“Os pais das crianças e também os idosos devem levar a carteira de vacinação, mas na ausência desta não impede de tomarem a vacina. Já os profissionais de saúde precisam apresentar a carteira profissional e as mulheres o comprovante de puérperas. Os doentes crônicos podem se vacinar levando a receita médica”, ressaltou Klynger.

Na ocasião, o diretor de Vigilância à saúde encerrou sua participação convidando a população para se vacinar. “Em Juazeiro nossa meta é vacinar 43,5 mil pessoas. E todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão atender das 8h às 12h e das 14h às 17h na zona urbana, e das 7h30 às 13h na zona rural. É preciso que todo público alvo vacine-se”, concluiu.

Dia D

No sábado, dia 9 de maio, acontecerá o “Dia D” da Campanha de Vacinação, Dia Nacional de Mobilização contra a Influenza. Os postos de vacinação do município ficarão abertos à disposição da comunidade.

Por Daniela Duarte/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *