DIRETO DE SOBRADINHO

PREFEITO LUIZ VICENTE VISITA TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS NA CULMINÂNCIA DO PROJETO CAATINGA

blogqsp.Projeto Caatinga .sobradinho.luizvicente“A educação com o olhar na caatinga: Sobradinho Sustentável”, com este tema alunos de dez escolas da rede municipal apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante o “Projeto Caatinga”, que faz parte da Proposta Curricular da educação municipal  elaborada com base na realidade da sua clientela escolar, integrante do semiárido brasileiro, região com características particulares no que se refere as suas atividades econômicas, sociais, político e culturais.

Em todas as unidades de ensino( Celem, Maria Ribeiro, Creche Yeda Barradas, Lulu, Geraldo Silva, Maria Nilza, Colégios 24 DE fevereiro, Campo, Paulo Pacheco, Ces e Tia Rita) foi realizada , simultaneamente, uma Feira de Conhecimentos,  envolvendo mais de quatro mil alunos, que interagiram com a comunidade expondo os trabalhos produzidos em sala de aula.

Nos estandes os estudantes expuseram produtos da agricultura familiar, ervas medicinais, fotografias, vídeos, pratos da culinária regional, réplicas de ambientes da caatinga e também apresentaram números artísticos. Na unidade de pré escolar “Lulu” os alunos implantaram uma horta com produtos orgânicos.

O “Projeto Caatinga”, foi criado em 2001, na Gestão do Ex Prefeito Luiz Berti, pela atual Secretária de Educação Dulcilene Kestering, com o objetivo de compartilhar uma reflexão sobre mudança de hábitos, diante da importância que representa o Bioma Caatinga para a sobrevivência dos seres viventes.

Através das atividades desenvolvidas no projeto, tornou-se possível expor as vivências pedagógicas com foco na habitação, na condição humana produzida localmente, nas relações sociais, na riqueza de elementos culturais, nos diversos mecanismos de produção subjetiva, e em muitas outras dimensões da existência humana.
” Como nordestinos e caatingueiros, sabemos que os livros didáticos e o ensino oficial, por razões históricas, estão distantes da realidade do semiárido brasileiro. O Projeto Caatinga chega então para contextualizar os conteúdos e garantir aos educandos a construção da identidade e o sentimento de pertencimento, que resultam na elevação da auto estima deles e dos moradores da região. Esta edição do projeto repetiu o sucesso do ano passado e inovamos ainda mais com a realização das feiras nas

próprias escolas, permitindo que todos os alunos pudessem mostrar os seus trabalhos. Também incluímos os alunos do programa “Educação de Jovens e Adultos. A participação da comunidade foi efetiva e isso foi muito gratificante para todos nós, professores, gestores e estudantes.
O Prefeito Luiz Vicente Berti fez questão de visitar todas as unidades de ensino que estavam desenvolvendo o projeto, prestigiando a iniciativa e empenho dos alunos e professores. ” Fiquei encantado com a desenvoltura dos alunos na apresentação dos trabalhos e muito orgulhoso ao constatar que eles adquiriram um novo olhar sobre a caatinga e sua diversidade. O conhecimento transforma e estamos certos que o resultado deste trabalho virá no futuro, através da prática de cidadãos e cidadãs comprometidos com a sustentabilidade, preservação do bioma caatinga e valorização da nossa cultura.Foi emocionante ver os estudantes vestindo a “camisa” da caatinga”, Declarou Luiz Vicente Berti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *