SEMANA SANTA DE ESPETÁCULOS SACROS EM JUAZEIRO

Ilustração
                         Ilustração

Os quatro projetos aprovados em edital lançado pelo município, com recurso de 6 mil reais cada, para cobrir os custos da produção dos espetáculos sacros realizados em diversas localidades da sede e interior, começam essa semana o seu ciclo de apresentações. Mobilizando cada um cerca de 200 pessoas, entre atores, atrizes, produtores e técnicos, além da participação de moradores das localidades onde se apresentam, os espetáculos prometem levar as comunidades “o sentimento da palavra do Senhor”, através de encenações já tradicionais em Juazeiro.

Grupos de jovens católicos, a exemplo da comunidade do Alto da Aliança (Jovens Caminhando com Cristo – JOCCRI) e do povoado de Malhada da Areia, aliados a grupos de teatro que já atuam em outras produções na cidade, desenvolvem a Via Sacra, há mais de duas décadas, e o foco principal, segundo eles, é sempre lembrar o período da Semana Santa.

“Muitos moradores de várias localidades do interior vêm assistir o nosso espetáculo, que já chegou a reunir num único dia de apresentação cerca de 2 mil pessoas”, lembra Daniel Sena, diretor do espetáculo sacro do povoado de Malhada da Areia, distrito de Pinhões. Para ele o incentivo do poder público é muito importante para essas encenações, “porque o custo é alto e precisamos complementar com a ajuda de terceiros”, disse. O espetáculo no povoado é realizado há 12 anos e passado de geração a geração, “exemplo disso é o Cristo atual, Renato, que é filho do primeiro Cristo do espetáculo em Malhada da Areia”, completou.

Para Ayslan Wesley Santos Mota, responsável pelo espetáculo “Paixão de Cristo”, realizado no Tabuleiro e em Goiabeira II (Salitre), a participação das pessoas nas localidades onde se apresentam é muito importante. “Estamos na verdade com esse intuito, de levar o espetáculo ao interior, onde a população tem participado e abraçado o nosso projeto”.

O espetáculo sacro “Jesus de Nazaré” do distrito de Itamotinga, já tradicional naquela localidade, se utiliza de cenários naturais e de uma produção que envolve mais de 100 pessoas, inclusive crianças e idosos. “Nosso espetáculo tem uma participação muito grande de crianças e de idosos, desde a criança de 07 anos até o idoso de 70”, lembra Geovane dos Santos, responsável pela apresentação. Segundo ele, o ator que representa Jesus Cristo, Ruanilson Souza, desde criança participa no elenco de apoio.

Geovani disse ainda que o grupo trabalha desde o início de janeiro com ensaios e oficinas de preparação teatral, e este ano está trazendo novidades para a encenação, a exemplo da trilha sonora e da narração. “Com áudio novo, 70% da trilha sonora foi mudada, e ainda relocações de cena, e um narrador-personagem, a mãe de Jesus contando toda a história”, revelou.

O secretário de Cultura e Juventude do Município, Donizete Menezes, acompanhando de perto as demandas dos projetos aprovados, reconhece o esforço do poder público para manter sua política cultural, valorizando as iniciativas da SECJU. “Juazeiro é a primeira cidade do interior baiano a lançar esse tipo de edital, visando à democratização do acesso aos recursos públicos”, destacou.

As apresentações da Via Sacra nas diversas localidades começam a partir desta terça-feira, dia 31, pela comunidade de Goabeira II, Salitre, e se estendem até dia 04 de abril (Sábado de Aleluia), nos bairros Dom José Rodrigues e Alto da Aliança. 

Veja a programação

Terça-feira, dia 31 de março, às 19 h – Goiabeira II – Salitre 

Quarta-feira, dia 1º de abril, às 19 h – Bairro Tabuleiro 

Quinta-feira, dia 02 de abril, às 19 h – Itamotinga 

Sexta-feira, dia 03 de abril, às 20 h – Malhada da Areia 

Sábado, dia 04 de abril, às 19 h – Alto da Aliança  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *