A Prefeitura de Petrolina através da Secretaria Extraordinária de Habitação em parceria com a Vale Digital, empresa criada pelo governo Julio Lossio, em 2014, com o objetivo de realizar serviços de tecnologia e informação para a município, informatizou o cadastramento das famílias interessadas em serem beneficiadas com casas dos programas habitacionais do Governo Federal. “ Foi um grande salto em termos de agilidade e segurança no Cadastro”, comentou Julio Lossio, chefe do Executivo do Município.
O cadastro informatizado tem por finalidade identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm: renda mensal de zero até três salários mínimos.
O Cadastro permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família, incluindo dados sobre regularização fundiária, ou seja, se o componente possui algum imóvel em seu nome.
O novo sistema de informações é um circuito de dados dos Usuários do Cadastro Habitacional, onde é possível coletar e pesquisar dados, acompanhar os atendimentos e os encaminhamentos do indivíduo e da família cadastrados. As famílias são encaminhadas a fim de ingressarem no Programa de empreendimentos habitacionais. O sistema permitirá uma aceleração nos processos de encaminhamento, tanto quanto, na identificação dos processos fraudulentos das informações coletadas.
Para Simone Santa Cruz, Diretora Presidente da Vale Digital, o sistema esta em plena expansão e sendo constantemente otimizado. “ A nossa equipe trabalha para informatizar todos os setores municipais e estamos sempre aprimorando a ferramenta. O sistema de habitação como todos os sistemas computacionais, estará em constante evolução”, disse.
Segundo Edinaldo Lima, Secretário Extraordinário de Habitação, as famílias inscritas e a secretaria podem acompanhar o processo de seleção com mais eficiência e identificar algo de irregular. “A proposta da nova forma de cadastramento é assegurar mais transparência e facilidade – tanto para os beneficiários quanto para os funcionários públicos que atuam na área”, finalizou o secretário.
Texto: Janaina Paiva
