Fortalecimento da Atenção Básica aumenta Desempenho do SUS em Juazeiro

Desde 2009 que a Secretaria da Saúde de Juazeiro aumentou o número de capacitações dos profissionais e humanizou os atendimentos, fortalecendo com isso, o cuidado oferecido ao usuário. Atualmente são realizadas – por ano – em média 14,8 mil atividades de orientações na atenção básica, sendo este, um dos fatores que também aumentou o Índice de Desempenho do SUS (Idsus) no município, que de uma avaliação de 0 a 10, ficou com nota de 6,24.

A pontuação colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, que ocupa o quinto lugar no ranking (Idsus de 5,86) dos municípios de médio porte do estado.

Juazeiro possui 44 Unidades de Saúde da Família, com 54 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 1 equipe do Programa do Agente Comunitário de Saúde (PACS) e ações como: palestras educativas nas salas de espera, planejamento familiar, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), controle da hipertensão, diabetes, dispensação de medicação, vacinação, teste do pesinho, visita domiciliar, são realizadas regularmente, contribuindo para a prevenção de doenças e promovendo saúde.

Nos postos de saúde, são realizados em média diariamente: 32 consultas médicas (640 por mês), 20 consultas de enfermagem (400 por mês) e 16 consultas odontológicas. Para se ter uma ideia, a equipe de Saúde Bucal (odontológica) do município realiza mensalmente uma média de 208 visitas domiciliares com o dentista, 4,2 mil ações educativas de escovação e nas escolas, 1,3 mil atividades educativas de Saúde Bucal e 5,2 mil aplicações de flúor com os alunos.

“O trabalho vai continuar sendo feito com qualidade, priorizando melhores atendimentos e maior prevenção de doenças, aumentado a qualidade de vida da comunidade. Ainda existem falhas, mas os primeiros investimentos já apontam que a saúde tem mostrado que mudou para melhor”, disse o secretário da Saúde, Ubiratan Pedrosa, que ressalta ainda o inicio, neste mês de março das atividades do Programa Saúde na Escola (Termo de adesão firmado pelos secretários da Saúde e Educação), que ajudará de forma continuada e integral a melhorar a saúde dos estudantes de 5 a 19 anos da rede pública de ensino”, completou.

O desempenho do SUS foi calculado através de 24 indicadores que avaliaram o acesso e a efetividade dos serviços nas unidades públicas de saúde. A avaliação obedeceu a critérios da condição econômica e da estrutura da saúde (hospital, posto de saúde e laboratório). A avaliação do Idsus foi lançada pelo Ministério da Saúde (MS) no último dia 02 de março e pode ser conferida pela população através do site www.saude.gov.br/idsus.

(Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *