PARA EVITAR COLAPSO HÍDRICO, DEPUTADO ODACY SUGERE DESLIGAR TURBINAS DE SOBRADINHO

Hidrelétrica de Sobradinho-BA  Foto Farnésio Silva
Hidrelétrica de Sobradinho-BA Foto Farnésio Silva

Em Pernambuco, o deputado estadual Odacy Amorim (PT), está defendendo o possível desligamento da Hidrelétrica de Sobradinho, entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), para evitar o colapso de abastecimento na agricultura irrigada no Vale do São Francisco. Considerado o maior reservatório do Rio São Francisco, o Lago de Sobradinho estava com 17,56% da capacidade até este domingo (22), aponta levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Para o deputado do PT, a prioridade para o uso da barragem é o controle das cheias. Por último, estaria a geração de energia. “Se necessário, deve-se desligar a hidroelétrica de Sobradinho para garantir a irrigação”, diz. Ele acredita que o caos pode se instalar no sistema de irrigação em Petrolina.

A situação é mais grave porque o período úmido do Rio São Francisco, época do ano em que a bacia recebe mais águas, vai até abril. Em fevereiro, o Blog de Jamildo já havia mostrado que a situação da barragem preocupava os agricultores e o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), havia proposto uma comissão que planejasse ações emergenciais para o lago. Na época, a barragem estava em 17,7%; um pouco acima do cenário atual.

Agora, Odacy Amorim tem defendido até a necessidade de uma intervenção do governo estadual sobre a questão. Ele também tem apelado para que os prefeitos da região decretem situação de emergência em seus municípios.

O objetivo é facilitar a contratação de obras e aquisição de equipamentos para tentar minimizar o impacto da falta de água. Uma das propostas é o uso de elevatórios flutuantes nas barragens. Os dispositivos, que facilitam a retirada da água, porém, precisam de até 120 dias para serem instalados.

Com informações do blogdejamildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *