SEGUNDO LIRAA APONTA MÉDIO RISCO PARA EPIDEMIA DE DENGUE EM PETROLINA

BLOGQSP.DENGUE

A cada dois meses a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realiza o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), pesquisa que visa indicar o risco para infestação do mosquito no município.

Na última semana foi realizado o 2ª LIRAa que apontou um índice de 1,5 %  de infestação de Aedes aegypti, considerado pelo Ministério da Saúde (MS) de médio risco para uma epidemia de dengue.   

“Importante ressaltar a redução de infestação em relação à pesquisa anterior, que foi de 1,8 %. Nesta segunda, 16, já iniciamos as atividades de intensificação nos bairros mais infetados, a exemplo do São Gonçalo, que durante os dias 16 a 20/03 os agentes de combate às endemias e os profissionais da Unidade de Saúde vão orientar e fiscalizar os domicílios da localidade”, afirmou o gerente de Endemias Jailson Araújo. 

De acordo com a pesquisa, os bairros São Gonçalo, Jardim Petrópolis, Terra do Sul, Dom Avelar e São Jorge foram registrados com o índice de alto risco. Enquanto os bairros Maria Auxiliadora, Areia Branca, Caminho do Sol e Dom Malan apontaram 0% para epidemia de dengue. 

Prevenção 

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. A população deve evitar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água entre outros. 

Texto: Gabriella Moura 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *