SINDICATO DOS PROFESSORES DE PERNAMBUCO (SINTEPE) ANUNCIA ESTADO DE GREVE PARA PRESSIONAR GOVERNADOR DE PERANBMCUO

professorControlados pela CUT, braço sindical do PT, os professores da rede estadual de ensino anunciaram que estão entrando em estado de greve.

A decisão da categoria foi tomada na manhã desta sexta-feira (13), durante assembleia geral, no Teatro Boa Vista, no Recife. Ao todo, cerca de 1.500 trabalhadores em educação estiveram presentes no encontro.

Durante a atividade foi aprovado um calendário de mobilizações, que teve início nesta sexta-feira, com uma passeata pelas ruas do Recife até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. Paulo Câmara está no interior.

Nesta quinta-feira, depois de enviar, para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Projeto de Lei que reajusta o piso salarial dos professores do Estado, com efeito retroativo a partir do mês de janeiro deste ano, o governo Pualo Câmara já havia avisado que, a partir do dia 18 de março, o Secretario de Administração, Milton Coelho, irá receber representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) para dar início a primeira rodada de negociação com vistas ao reajuste para 2015 do salário da categoria.

“O objetivo é assegurar a continuidade ao processo de reconhecimento do servidor estadual, o qual busca a sua valorização através da organização das estruturas salariais”, disse o governo socialista.

Uma comissão foi recebida por representantes do poder executivo estadual. Eles entregaram um protocolo de exigências que cobra do governo estadual a aplicação dos 13,01% para toda a categoria do ensino público estadual e a apresentação de uma planilha da aplicação dos 100% de reajuste no salário dos docentes nos próximos quatro anos, como prometido pelo governador Paulo Câmara, durante a campanha eleitoral.

Os professores reclamaram ainda do Projeto de Lei, enviado para a Alepe e que reajusta em 13,01% apenas o salário dos professores com nível médio, o antigo magistério.

“Para os docentes com nível superior o reajuste foi de 0,89%. Com isso, o salário de professores com magistério e com nível superior ficou igual, ocorrendo um achatamento no Plano de Cargos e Carreira da categoria”.

Na próxima quarta-feira (18), será realizada, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco uma audiência pública para discutir a questão salarial dos professores. No mesmo dia, às 16h, ocorrerá uma nova negociação com o governo do estado.

No dia 23 de março (segunda-feira), será realizada uma assembleia geral, onde os docentes podem decretar greve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *