O Programa “Palmas para Juazeiro” implantado recentemente pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE é um exemplo de que, o homem do campo só precisa de boas condições para viver com mais dignidade.
O Programa que consiste na plantação de palma forrageira para alimentação animal faz parte das ações que o governo municipal está implantando em todo o interior de Juazeiro para minimizar os efeitos da seca.
Ao todo já foram instalados 14 sistemas simplificados de água e perfurados 70 poços artesianos em diversas comunidades que estão ajudando a manter o homem do campo em suas terras. “Ao invés do pequeno produtor deixar sua propriedade e migrar para a cidade em busca de melhores oportunidades, estamos vendo o contrário, pessoas retornando para o interior e investindo na produção rural.
Isso graças às ações estruturantes que estão sendo feitas em todo o município, com o melhoramento das estradas, água, energia e escolas climatizadas”, lembrou Joaquim.
Na última semana o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, visitou algumas comunidades que estão sendo beneficiadas com estas ações. Em Baraúna dos Cabaças o prefeito conheceu a estrutura que está sendo montada para levar água da comunidade de Caixão, de um poço com mais de nove mil litros/hora de vazão, que vai levar água através de uma rede de dois quilômetros até a sede de Baraúnas. Na localidade Isaac visitou ainda a Escola Bom Jesus, que foi reformada e climatizada, oferecendo mais conforto para os alunos.
Na comunidade de Lagoa dos Cavalos, ainda no Distrito de Itamotinga, o prefeito conheceu o poço que foi perfurado e que vai beneficiar cerca de 20 famílias. Para o agricultor Furtuoso Ferreira Neto, a água que chega é um presente de Deus. “Muitos de nós, às vezes caminha até 12 quilômetros para trazer água. Agora com este poço tudo ficará melhor, desde que todos usem com consciência”, alertou o morador.
O prefeito reafirmou o compromisso de levar água a todas as comunidades do interior de Juazeiro, disse que o Projeto da Adutora da Serra da Madeira que vai contemplar toda aquela região, está em andamento em Brasília, e ressaltou a importância das parcerias, a exemplo da empresa IHARA, que doou 20 poços para Juazeiro, além do apoio que tem recebido dos governos estadual e federal. “Vamos continuar trabalhando para que as melhorias cheguem a todo o município, porque acreditamos na força e na vontade do governador Rui Costa e da presidenta Dilma, reforçada pelos deputados Daniel Almeida e Zó. Juazeiro é hoje um grande polo de distribuição e de geração de empregos graças a esses apoios que temos recebido”, elencou Isaac.
Por Antonio Pedro/SAAE
