Videoaula sobre educação especial atrai professores da rede pública de ensino

Imagine se você fosse um professor sem domínio para lidar com alunos portadores de necessidades especiais e se deparasse, em seu primeiro dia em sala de aula, com alunos com deficiência auditiva e visual. Como você reagiria?

Esse cenário foi vivenciado pela professora da rede estadual Naiara Gama. Ela conta que as gafes foram inevitáveis. “Fiz algumas perguntas ao estudante com problema de surdez e, obviamente, ele não respondeu. Essa situação me deixou incomodada”.

Ciente dos desafios que teria de enfrentar para lecionar para esses estudantes, Naiara começou a procurar oportunidades para se especializar na área.

Na manhã de ontem (29) ela participou de uma videoaula que deu início este ano as atividades da disciplina educação especial, oferecida pela UNEB em diversos cursos do Programa de Formação de Professores do Estado (Proesp).

A ação teve como tema Aspectos históricos e legais da educação especial, abordado pelo professor da UNEB Pascoal Eron. O objetivo da disciplina estudada é discutir os pressupostos históricos, legais e pedagógicos que direcionam a educação para pessoas com necessidades educacionais especiais.

O evento foi realizado no Teatro UNEB, sediado no Campus I da universidade, em Salvador, e reuniu, além de estudantes do Proesp, alunos do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) e do Pró-Licenciatura, programas vinculados ao Ministério da Educação (MEC).

As discussões sobre o tema serão retomadas nos dias 21 de março e 25 de abril. A iniciativa está sendo ministrada para nove polos onde são oferecidos 14 cursos da UNEB por meio da Proesp. Mais de 500 professores devem ser beneficiados com a iniciativa.

(Ascom UNEB)

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