MUNICÍPIO OFERECE EXAMES DE ULTRASSONOGRAFIA A POPULAÇÃO
Com o objetivo de atender a uma demanda reprimida e a necessidade da população por exames de ultrassonografia, a Secretaria de Saúde do Município fez um contrato com o médico ultrassonografista e cirurgião geral José Antônio Pino de Oliveira, da respeitada Rede de clínicas São Lucas, que estará na cidade, mensalmente realizando um total de cem exames.
No primeiro dia de atendimento foram realizados mais de cinquenta exames em adultos( homens e mulheres), idosos, crianças, e adolescentes, que necessitavam de ultrassonografia do aparelho urinário, obstétrica, abdominal, tireoide e pescoço,entre outras.
Os pacientes são encaminhados pela central de marcação, com prescrição médica e os exames estão sendo realizados na Policlínica de Sobradinho, sem que necessitem sair da cidade para conseguir o exame em outros municípios.
Amanda Alves, 18 anos, grávida de cinco meses do primeiro filho fez o exame pela primeira vez e aprovou a ação da Prefeitura. ” Estou ansiosa para saber o sexo do meu bebê e ter certeza que está tudo bem com a gravidez. Nunca pensei que eu fosse conseguir esse exame tão fácil aqui mesmo em Sobradinho. Foi ótimo, porque antes a gente tinha que esperar meses para fazer em Juazeiro e Petrolina e isso para quem não tem condições financeiras era terrível. Muita gente acabava desistindo e ficava sem cuidar da saúde”, ressaltou Amanda.
Outra paciente que fez o exame, também demonstrou satisfação com esta ação da Prefeitura. Dona Ana Maria Bonfim , 56 anos, precisava há muito tempo de uma ultrassom vaginal e não tinha condições de sair da cidade e arcar com as despesas de deslocamento. ” Fiz a primeira transvaginal há muitos anos e precisava muito deste exame, que previne o câncer de útero, mas desanimava diante de tanta dificuldade. Foi uma benção pode fazer aqui mesmo em Sobradinho e de forma organizada. Meu exame foi marcado, cheguei aqui na Policlínica e logo o médico me atendeu muito bem. Não teve fila, nem espera. Estou muito satisfeita”, revelou a dona de casa.
Dona Maria Santos, mãe de uma adolescente de 13 anos, que tem necessidades especiais, não escondia a satisfação com esta ação da Prefeitura de investir na saúde das pessoas. ” Minha filha precisava urgente de uma ultrassonografia pélvica para investigar uma irregularidade menstrual. Ela é especial e a dificuldade para levá-la para outro lugar é grande. Pronto. Já conseguimos e rápido. Aqui ela recebeu um tratamento humanizado do médico que é muito atencioso e das atendentes também. Saio despreocupada. Está tudo bem com minha filha. Agradeço ao médico , ao Secretário de Saúde e ao Prefeito, que está se esforçando muito para nos oferecer uma saúde melhor”, afirmou a mãe.
Para o Secretário de Saúde Antônio Carlos de Oliveira essa ação veio em boa hora, pois existia uma grande demanda reprimida. ” Nossos pacientes esperavam até três meses para realizar esses exames em Juazeiro e Petrolina e nós, da secretaria de saúde, também sofríamos com essa espera e com a dificuldade que encontrávamos para encaminhá-los. Agora esse problema está sanado, graças a compreensão e sensibilidade do nosso gestor, que nos autorizou de pronto, a contratar o serviço, ressaltou o Secretário.
“Há doze anos que esse tipo de exame não vinha sendo disponibilizado aqui no município e reconhecemos que a população passava por alguns transtornos quando era obrigada a ir para outros municípios em busca deste exame, tão necessário a saúde preventiva. Os municípios brasileiros , em sua totalidade, passam por grandes dificuldades para garantir um serviço de saúde integral e eficiente. As dificuldades são enormes quando se trata de acesso as especialidades, exames laboratoriais e de imagem. Nós que somos gestores também sofremos a angústia de não poder oferecer um serviço com cem por cento de qualidade, porque os recursos são sempre menores que as demandas. Mas aqui em Sobradinho, com todo empenho e responsabilidade, estamos buscando alternativas para oferecer mais atenção e qualidade a saúde da população. Estamos avançando e vamos avançar mais”, esclareceu o Prefeito Luiz Vicente Berti.



