Busca Ativa do Programa Petrolina Cidadã cadastra famílias no município

Com o objetivo de identificar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade no município de Petrolina, mais de 530 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram orientados através do “Busca Ativa”, que faz parte do Programa Petrolina Cidadã, para atuarem nas residências dos moradores da cidade. Os profissionais de saúde já iniciaram as visitas domiciliares e com um pouco mais de um mês de análises já foram entregues vários cadastros.

Criado pela gestão municipal e lançado pelo prefeito Julio Lossio desde o início do ano, conforme assinatura do Decreto nº 004 de 11 de janeiro de 2012, o Programa Petrolina Cidadã reúne diversas secretarias municipais e demais órgãos com o objetivo de erradicar a miséria no município através de ações objetivas para a prospecção das famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e sua inserção em programas governamentais locais e federais.

A ação será realizada em três vertentes: a busca ativa das famílias cuja renda per capita é igual ou menor que R$ 70 (setenta reais) mensais – consideradas abaixo da linha da pobreza; a capacitação em 32 cursos com caráter profissionalizante como gastronomia, corte e costura, cabeleireiro, entre outros; e o fomento ao associativismo, através do Banco do Empreendedor de Petrolina, que realizará o financiamento de micronegócios no setor de serviços.

Segundo o coordenador do Busca Ativa, Julio Costa, foram distribuídos aos ACS cerca de 80 mil cadastros para preencherem durante as visitas às casas dos moradores da cidade. “Já começamos a receber os materiais e já contabilizamos mais de 10 mil cadastros realizados, e destes, já foram devolvidos à sede do programa mais de 2 mil. A previsão é que no prazo de 60 dias essa apuração seja concluída e, posteriormente, haja o diagnóstico das famílias que se enquadram no perfil do programa, para se iniciar a aplicação dos cursos profissionalizantes “, avaliou Costa, que também orientou as famílias que os ACS estão devidamente fardados e que essa avaliação é feita pelo profissional que já atua em cada bairro.

O Programa Petrolina Cidadã terá a atuação do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Instituto Federal de Ensino Superior Técnico (IFET), Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape) e entidades do Terceiro Setor. A ação atuará ainda no Fomento à preservação ambiental, cadastramento de animais domésticos com aperfeiçoamento de vacinação, cadastramento de rebanhos e Potencializarão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

(Ascom PMP/foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *