PREFEITO LOSSIO VISITA ÁREA DE CONSERVAÇÃO DE CAATINGA (UCCA´S) E SE REÚNE COM PRODUTORES RURAIS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA

blogqsp.caatingaUm dos mais importantes biomas do mundo- a Caatinga- tem um grande aliado em favor de sua preservação e conservação. Trata-se do programa municipal de Proteção à Caatinga, desenvolvido em Petrolina através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

A proposta saiu do papel e ganhou forma em 2014. Para celebrar a efetivação das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), o prefeito Julio Lossio; o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro; e os produtores que participam do programa se reúnem nesta quinta (15), às 9h, na localidade de Sítio Romão, em Rajada, para um café da manhã. Na oportunidade, trocarão idéias sobre o sucesso do programa e o que fazer para implementá-lo ainda mais.

As Unidades de Conservação da Caatinga foram criadas através da Lei 2.575/2013. Para participar, o produtor rural deve obedecer alguns critérios como o mínimo de cinco hectares; registro em órgãos como Incra, Codevasf, Receita Federal, dentre outros; proprietários devem fazer plantio ou replantio de espécies da Caatinga, além de outros itens. Uma equipe formada por membros da AMMA e também do Conselho Municipal do Meio Ambiente fica responsável pela visitação técnica e orientação aos produtores.

“Nosso principal objetivo é fazer com que a Caatinga, bioma que vem sendo devastado de maneira assustadora, seja preservado nas áreas que compõem nosso município e, com isso, possamos nos tornar referência para outras áreas do país. Temos uma riqueza de fauna, flora e apenas queremos conscientizar cada vez mais os produtores rurais de que é possível que eles usufruam do ambiente em que vivem sem, contudo, extinguir a sua riqueza vegetal e animal”, pontua o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Inicialmente, participam do projeto dez produtores do interior de Petrolina. As localidades inscritas nas UCCA`s contemplam áreas diversas, como a região de Rajada, Pedrinhas, dentre outras. Para proteger e conservar a Caatinga, o participante recebe uma remuneração mensal.

 “É uma das mais importantes iniciativas da prefeitura de Petrolina no que diz respeito à preservação do Meio Ambiente. A satisfação em ter tornado esse projeto uma realidade, de contar com o apoio e a parceria dos produtores que acreditaram nesta ação, enfim, tudo isso apenas nos estimula a darmos passos ainda maiores no sentido de consolidar as Unidades de Conservação da Caatinga”, destaca o prefeito Julio Lossio.

Texto: ASCOM AMMA/Roseanne Albuquerque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *