O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, acompanhado do diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Joaquim Neto, dos vereadores Antônio Caffé, Anderson Alves e Tiano Félix, secretários municipais, funcionários da autarquia e moradores da localidade; inaugurou nesta última sexta-feira (09), na Fazenda Morcego, distrito de Pinhões, mais um poço tubular.
A vazão registrada foi de 5.000 litros/hora e irá atender uma média de 15 famílias e mil animais. “Essa é uma ação que pode parecer pequena para as pessoas que vivem na zona urbana, mas para quem vivem na zona rural é de grande importância. Antes, a comunidade era abastecida por carros pipas e não tínhamos água todos os dias; agora temos água a qualquer momento. Como essa é uma região de sequeiro o poço também vem para contribuir com a sobrevivência dos animais”, agradeceu João Batista (João Corró), que reside há 19 anos na localidade.
O poço da Fazenda Morcego poderá utilizar a água tanto para o consumo humano quanto para o animal, como também para o plantio de forragem, a exemplo da palma forrageira e milho. “Estamos muito felizes com a chegada desse poço aqui na nossa região. Muito obrigado ao prefeito e ao SAAE por melhorar o abastecimento de água nessa região tão sofrida”, falou João Luiz, morador local.
De acordo com o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, mais 20 poços serão perfurados esse ano. “Atravessamos um longo período de estiagem, porém, o órgão vem realizando diversas ações estruturantes que mostram o compromisso da atual gestão com a zona rural. Já inauguramos 14 sistemas de abastecimentos de água, mais de 100 bombas submersas foram instaladas em diversas comunidades, manutenção diária de cataventos, entre outros”, destacou Neto.
Na oportunidade o prefeito Isaac Carvalho, visitou a localidade de Mulungu, onde o SAAE reativou um poço tubular que estava sem funcionar a dois meses. “Estamos trabalhando para melhorar a vida do homem do campo. É sempre motivo de alegria retornar ao interior e ouvir dos moradores que eles poderão voltar a criar e alimentar seus animais, porque agora eles têm acesso à água”, comentou. Isaac lembrou que 21 poços já foram entregues a diversas localidades, dos 50 perfurados.
Luzete Nobre
