Militantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra – MST participam de 09 a 11 de janeiro, do 15° Encontro Regional Norte do MST, nas dependências do Ginásio de Esportes Aloísio Viana, em Juazeiro.
São cerca de 300 agricultores e agricultoras participantes, oriundos de acampamentos e assentamentos dos diversos municípios do Território Sertão do São Francisco e também da microrregião de Senhor do Bonfim, avaliando e planejando as ações do movimento para o ano de 2015.
Na manhã desse sábado (10), uma mesa política reuniu lideranças do próprio movimento, o vereador Tiano Felix – PT e o Deputado Federal Valmir Assunção – PT/Bahia, um assentado oriundo do próprio MST e que defende as lutas de reforma agrária e demais movimentos sociais no Congresso Nacional.
Em sua fala, o deputado Valmir Assunção destacou os desafios e conquistas da luta pela reforma agrária no país, mas também destacou a importância de reagir às forças do latifúndio, incluindo a contestação à nova Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que afirmara de que não há mais latifúndio no país: “É ignorância política a ministra dizer que não há mais latifúndio, quando a Constituição é clara e diz que terra improdutiva deve ir para a reforma agrária, cumprir função social”.
Esse é o 15º Encontro Regional Norte do MST, que acontece anualmente como um momento de análise de conjuntura política e planejamento de ações, como explica o Coordenador do MST na regional, Paulo Cesar:“A intenção é dar continuidade à organização do movimento na região, consolidar as conquistas em políticas públicas nos assentamentos e fazer avançar as lutas por reforma agrária”, pontuou.
O MST é considerado um dos movimentos sociais mais organizados no Brasil, tanto em quantidade de militantes quanto em capacidade de pressão social. Com quase 400 mil famílias assentadas e centenas de ocupações em todo o país, defende a Reforma Agrária como uma das necessidades essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, incluindo a melhoria da qualidade de vida.
10/01/2015
Ascom Vereador Tiano Felix
