Apresentação dos fluxos de tuberculose e meningite é tema de capacitação de profissionais no HRJ

Com o objetivo de trazer esclarecimentos sobre as doenças de notificação compulsória (doenças infecto contagiosas que são listadas pelo Ministério da Saúde por meio de critérios como potencial de disseminação, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle e compromisso internacional com programas de erradicação, dentre outros), o Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) está realizando o treinamento “Apresentação dos fluxos: Tuberculose e Meningite; Isolamento para gotículas e aerossóis” com os seus profissionais. A capacitação, que está ocorrendo desde a última semana e deverá ser encerrada na próxima quarta-feira (15), tem como público-alvo a equipe e os acadêmicos de enfermagem de todos os setores do Hospital.

O treinamento, que está sendo realizado por meio de aulas expositivas em todos os andares do HRJ, visa ressaltar os cuidados dispensados pela equipe de saúde aos pacientes com meningite e tuberculose. “Essa capacitação apresenta grande importância, uma vez nos dá a oportunidade de tirar dúvidas e esclarecer os nossos profissionais sobre como proceder em casos de doenças infecto contagiosas. Nesta edição do treinamento, estamos tratando da meningite e da tuberculose, mas a nossa intenção é falar de todas as doenças classificadas como “de notificação compulsória” pelo Ministério da Saúde. Em breve, novos treinamentos desse tipo serão realizados”, comenta a enfermeira Mariana Mendes, coordenadora no Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do HRJ.

A iniciativa constitui uma ação da Diretoria de Atenção à Saúde do Hospital Regional de Juazeiro – Gestão IMIP, através do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NEH), do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH).

(Ascom HRJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *