O PT aderiu às teses do PSDB, e daí?

Por: Inaldo Sampaio/Coluna Fogo Cruzado

Tucanos e outros líderes políticos da oposição caíram de pau em cima do PT pelo fato de o governo Dilma ter passado para a iniciativa privada, mediante concessão, três dos aeroportos mais rentáveis do país: Viracopos (Campinas), Cumbica (São Paulo) e presidente JK (Brasília). Disseram que o PT entrou em contradição porque bateu forte na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso por ter privatizado as empresas de telecomunicações e a Companhia do Vale do Rio Doce.
De fato, os petistas estão envergonhados porque são obrigados a defender hoje uma porção de coisas que ontem eram contra: a política macroeconômica iniciada por FHC e continuada pelo presidente Lula, o texto da Constituição que se negaram a subscrever no encerramento da Constituinte alegando tratar-se de uma “Carta burguesa”, a Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga os entes da Federação a não gastarem mais do que arrecadam, o câmbio flutuante, as metas de inflação, etc.
Porém, em relação às privatizações há de fato uma diferença entre o que fizeram FHC (vendeu as teles) e Dilma (passou o controle dos aeroportos para empresas privadas). Conforme o colunista Jânio de Freitas (Folha de São Paulo), nenhum aeroporto foi privatizado porque ninguém compra um aeroporto por 20 ou 25 anos. Foram feitas concessões para exploração a prazos determinados, e em princípio prorrogáveis, mas o dono continua sendo o Estado como nos canais de rádio e TV”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *