DEPARTAMENTO DE CULTURA INSTALA MONUMENTO E FAZ PAISAGISMO NA ORLA
O Governo de Curaçá, por meio do Departamento de Cultura, produziu um Monumento em homenagem ao Município. A Obra, que levou uma média de seis meses para ser finalizada, foi idealizada com o objetivo de dar visibilidade aos distritos e localidades de Curaçá e proporcionar conhecimento aos visitantes, de acordo com o Diretor de Cultura, Sérgio Ramos.
Conforme frisou Ramos, a ideia da construção do Monumento surgiu em 2013 e só foi possível por meio da articulação de várias secretarias municipais. “Logo que eu cheguei a Curaçá, senti a necessidade de conhecer o Município; baixei o mapa pela internet e fiquei encantado com o tamanho e a forma.
Foi aí que decidi fazer um monumento em formato de mapa para que todos pudessem visualizar. A articulação foi das secretarias de Educação, Infraestrutura e Governo, com a ajuda de vários funcionários”, informou Sérgio. A Obra foi construída com cimento e vigas de ferro; a estrutura foi desenvolvida por Rosevaldo Ferreira, na parte do desenho, e a fôrma foi feita por Jonatas Tony, ambos da Secretaria de Educação.
O Monumento está situado na Orla Fluvial e dá visibilidade às localidades de: Pedra Branca, Riacho Seco, Ferrete, Jatobá, São Bento, Barro Vermelho, Patamuté, Poço de Fora e Mundo Novo. “Está faltando as Agrovilas, mas já vamos providenciar colocar, em breve”, comentou Sérgio, acrescentando que além do Monumento, o Departamento de Cultura também está realizando o paisagismo da Orla com plantas da caatinga, a exemplo de macambira, frade, xique-xique e cactus. “O intuito é deixar tudo pronto para as festividades de fim de ano, momento em que a Cidade recebe muitos visitantes, que irão se deparar com o Mapa e com o verde diferenciado do nosso bioma”, disse.
Quem passa pela Orla, faz avaliação positiva do Monumento. “Vai servir como fonte de pesquisa para os estudantes. É muito importante para divulgar o nosso Município e vai ser bastante valioso para quem nos visita”, ressaltou o Professor Ednaldo Gomes.