ENTREGA DE CERTIFICADOS DO QUALIFICA JUAZEIRO E PRONATEC ENCERRAM AS ATIVIDADES DE 2014

blogqsp-senai“Eu já não tinha vontade de nada, mas quando descobri o curso me encontrei”. O depoimento foi da jovem Leda dos Santos Nascimento, aluna da Escola de Beleza do município e que na manhã desta terça-feira (9), ao lado dos demais colegas, recebeu da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), o certificado de conclusão dos programas Qualifica Juazeiro e do Pronatec.

Ao falar em nome das colegas da Escola de Beleza, Leda Santos, agora já uma profissional, revelou que foi as amigas que a incentivaram a fazer o curso. “Na época eu estava sem trabalhar. Quando cheguei à Escola, estava desmotivada, mas acabei enxergando ali um lugar para recomeçar e tudo mudou em minha vida.

Hoje me sinto realizada. Não quero ser só mais uma no mercado, quero estar entre os melhores profissionais da minha cidade e desejo que todas estejam felizes como eu e que busquem se surpreender”, disse Leda incentivando as demais colegas.

Mais de três mil pessoas de baixa renda, beneficiários da assistência social dos programas federais no município foram capacitados em 2014, estando aptos a serem inseridos no mercado de trabalho. Iranildo Belmiro dos Santos, de 24 anos, sempre trabalhou como eletricista autônomo. Agora com o certificado de eletricista industrial pelo Pronatec, espera ter sua profissão registrada na carteira de trabalho. “Quando busquei o curso foi para me qualificar. É um mercado que só tem a crescer. Para mim foi muito positivo e é mais uma porta que se abre”.

No segundo mês de curso de almoxarife, o jovem Joaquim Sena, também aluno do Pronatec, conseguiu um estágio. “Esse curso abriu muitas portas para mim. No decorrer você vai vendo que tudo apresentado em sala de aula será colocado em prática. Não tenho duvidas de que todos terão êxito”, disse Joaquim.

Selma Benta da Silva é mãe e participou do curso de Química Capilar na Escola de Beleza. Beneficiaria do Bolsa Família, montou um pequeno salão em casa. Assim pode atender as clientes com mais conforto e ficar mais tempo com o filho de 1 ano e 11 meses. Para ela, o curso além de lhe possibilitar independência, trouxe também maior socialização com as pessoas. “Eu sou muito tímida e na Escola a convivência com o grupo me ajudou muito. Hoje estou mais confiante e espero em breve poder conquistar a minha independência financeira por completo”, declara Selma que assim como muitos outros beneficiários espera não mas receber o auxilio do Bolsa Família.

A secretária responsável pela pasta, Célia Regina de Carvalho, destacou o empenho e a preocupação que a gestão do prefeito Isaac Carvalho sempre teve em buscar incluir as pessoas de baixa renda, não apenas nos programas de transferência de renda, mas, e principalmente, em programas de qualificação profissional. “Hoje nós temos uma grata satisfação em dizer que através de uma política de assistência social praticada por um governo sério que tem diversos parceiros, pudemos possibilitar a inclusão produtiva de milhares de pessoas no mercado de trabalho. Está de parabéns toda a Juazeiro que acreditou nessa gestão e a vocês que se inscreveram nos cursos e se qualificaram”.

A secretária anunciou que para 2015/2016 a Prefeitura estará ampliando a oferta de cursos profissionalizantes para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Estejam mais uma vez convidados a participar. Se apropriem de todos esses cursos, aproveitem todas as oportunidades porque a nossa ideia é deixar em Juazeiro um legado de política social de inclusão produtiva, de autonomia financeira e que vocês tenham a capacidade de escrever a sua própria historia”, externou Célia Regina.

Participaram da solenidade de certificação Eliene Cavalcante, representando o Colégio Tablout, a professora e instrutora da Escola de Beleza Elen Virginia Duarte e Amanda Goes do SENAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *