Os dados da Secretaria Executiva de Acessibilidade apontam que mais de 12 % da população de Petrolina tem algum tipo de deficiência.
Nesta quarta -feira (3/12) comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, para comemorar a data, a Secretaria de Cidadania, através da Secretaria Executiva de Acessibilidade, promoverá a 1º Audiência pública intitulada: “Construindo Acessibilidade”. A Audiência pública pretende buscar soluções para a remoção dos obstáculos nas calçadas e torná-las plenamente acessíveis.
No evento será mostrada a recém inaugurada Praça de Esporte e Cultura do bairro Rio Corrente como o primeiro prédio totalmente acessível no município. A praça, que foi arquitetada para dar acesso fácil ao deficiente, é modelo para novos equipamentos públicos e privados no município.
A 1ª Audiência pública acontecerá às 9h no auditório da Câmara Municipal de Petrolina e contará com a presença de entidades de apoio a pessoa com deficiência, autoridades e a sociedade civil.
“Nas duas ultimas décadas, as pessoas com deficiência conquistaram inúmeros avanços na qualificação profissional e empregabilidade, tornando-se efetivamente integrantes da sociedade, quebrando estigmas e preconceitos. No entanto faz-se necessária a busca pela garantia dos direitos previstos na Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.” diz, Rose Andrade, Secretária Executiva de Acessibilidade.
Sobre a Data O dia internacional das pessoas com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998. O objetivo da data é promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência e adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.
