O PREFEITO ISAAC CARVALHO PARTICIPA DA MISSA DO VAQUEIRO DA COMUNIDADE DE LAGINHA

blogqsp-isaacCom muita fé, louvores e participação de vaqueiros encourados, o prefeito Isaac Carvalho comemorou junto com a comunidade a 4ª Missa do Vaqueiro de Laginha, no último sábado (29). Durante a missa celebrada pelo padre Íbis Cassius, da Paróquia de Santa Teresinha, houve orações, cânticos e aboios para celebrar o festejo e a benção dos instrumentos típicos do trabalho dos vaqueiros como o gibão, facão, arreios, chicotes e selas.

Raimundo Nonato de Macedo, o popular Mundinho da Carnaíba, emocionou o público presente quando cantou o aboio “As Origens de Meu Sertão” e contou para todos o orgulho de ser vaqueiro, profissão que exerce desde adolescente. “Amo esta vida de vaqueiro, exerço a profissão desde os 16 anos de idade.

Hoje, estou com 68 anos e só irei deixá-la quando morrer. É uma cultura típica de meus antepassados, me sinto orgulhoso deste saber sertanejo que transmitirei aos meus filhos e netos”, afirmou o vaqueiro.

A festa do vaqueiro é uma forma de homenagear os homens da alma de couro que fazem do aboio e do cuidado com os animais uma profissão. “Neste dia especial que estou comemorando quatro anos de casado, festejo com minha esposa, Carliane Nascimento da Cunha, nossa união. E como meu pai era vaqueiro, estou celebrando com esta festa religiosa a memória de seu José Galego da Cunha, que foi um exemplo de homem integro para mim e minha família. Esta missa é uma maneira que encontrei de honrá-lo por nos deixar esta tradição como herança”, relatou Cosme Alex Santos, organizador do evento.

Para os vaqueiros e a comunidade é importante para manter viva a tradição da profissão, como uma forma de agradecer as graças alcançadas durante o trabalho. ”Rezar é uma forma de agradecer a Deus pela proteção durante a labuta com os animais na caatinga e nos fortalece como pessoas e profissionais”, relatou o representante da comunidade, Paulo Sérgio Sena, mais conhecido como Paulo da Laginha.

O prefeito Isaac Carvalho ressaltou a importância de prestigiar esta importante tradição cultural que é a alma do sertanejo e uma festa que reúne a família. “Estou feliz em comemorar com meus amigos este evento religioso típico de nossa região e é um compromisso da gestão municipal procura apoiar eventos como estes que são típicos da tradição do homem sertanejo”, afirmou. O prefeito destacou a importância da profissão de vaqueiro, hoje reconhecida em todo o Brasil, como exemplo da tradição e da importância do trabalho para as comunidades nordestinas.

O prefeito também lembrou as melhorias realizadas nas comunidades rurais para tornar a região mais próspera. “Foram instalados no interior 50 poços artesianos que beneficiou a 6.000 famílias com água do Rio São Francisco, suficiente para os seres humanos beberem e produzirem alimentos para os animais já que nosso município tem o maior número de caprinos e ovinos do Estado da Bahia. Também estão sendo construídos postos de saúde, escolas e instalação de energia elétrica para melhorar a vida do homem do campo”, afirmou.

O prefeito relembrou ainda que o Deputado Daniel Almeida, está com um projeto de lei na Câmara dos Deputados Federais, que irá chamar a BR 235 de Rodovia do Vaqueiro, como forma de homenagear estes sertanejos fortes. “Os Governos Estaduais, Federais e Municipais estão trabalhando por políticas públicas que ofereçam uma maior qualidade de vida na área rural”, finalizou o gestor municipal.
Participaram do evento, os secretários municipais Edvan Gonçalves, Agenor de Souza e Donizete Menezes. Além da missa em homenagem aos vaqueiros, a programação contou com sorteios de brindes, almoço e as comemorações encerram com muito forró animado pela Banda Esquema 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *