MUNICÍPIO EMITE LICENÇA AMBIENTAL PARA INSTALAÇÃO DE UMA CENTRAL GERADORA FOTOVOLTAICA
Executivos e técnicos da empresa Sun Edison- Simplifying Solar, estiveram reunidos com técnicos e gestora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho para apresentação do projeto de instalação de uma central geradora Fotovoltaica no município.
Sobradinho será o primeiro município no Brasil a instalar as três principais fontes de energia renovável.
Um marco para o município que já emitiu a primeira licença ambiental para viabilizar a implantação desta central que vai gerar energia utilizando fonte limpa.
O empreendimento trará inúmeros benefícios para o município, já que promoverá o aquecimento do mercado local, ampliação de oportunidades de trabalho, capacitação de mão de obra e arrecadação de impostos.
A Central será instalada próximo ao povoado Lagoa Grande e terá uma área total de 120,60 ha, sendo que em 95,70 desta área serão implantadas 43 unidades geradoras.
A potência total será de 30 MW e a potência CA de 27285 KWac.
Segundo os representantes da empresa o município de Sobradinho foi escolhido por apresentar as condições favoráveis para o sucesso da central geradora, já que possui forte irradiação solar, vento e temperatura ambiente necessários e pela proximidade da rede de transmissão da CHESF que gera energia para várias partes do país.
A SunEdison é líder mundial em tecnologia de energia solar fotovoltaica e de semicondutores, além de uma fornecedora líder de serviços de energia solar com a vocação de transformar a vida das pessoas através da inovação.
A empresa está desenvolvendo com a companhia mineira e de aço Grupo CAP uma usina localizada no deserto de Atacama , que terá uma potência de 100 MW e capacidade para abastecer 15% da demanda de energia do grupo mineiro. Está será a maior usina fotovoltaica da América Latina, ao final da sua construção.
No Brasil, SunEdison tem trabalhos desenvolvidos nos estados de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O Processo para instalação da central geradora em Sobradinho já está em tramitação e, de acordo com a gerência da empresa, em fase bem adiantada.