JUAZEIRO MARCOU POSIÇÃO NA II MOSTRA INTERNACIONAL DA SEMANA DO BEBÊ

blogqsp-juazeiroJuazeiro foi um dos doze municípios do Brasil reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF pelas melhores práticas em prol da saúde da primeira infância.

Por essa razão foi selecionado pela organização mundial para apresentar as experiências exitosas, durante a II Mostra Internacional das Semanas do Bebê, promovida no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Belém do Pará.

A Mostra fez parte também das celebrações dos 25 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança e foi realizada pela agência UNICEF em parceria com o Governo do Pará.

Mais de 500 pessoas de 18 estados e outros países participaram do evento. Um público de profissionais de Saúde, Educação, prefeitos, gestores, técnicos das áreas envolvidas com a proteção e promoção à saúde das crianças.

Representando o município, a psicóloga e articuladora dos Selos ABRINQ, Avante e UNICEF, Carla Lorena Pesqueira falou que o momento foi único para Juazeiro. “Três dias de troca de conhecimentos entre profissionais renomados de municípios, estados, além das experiências internacionais com representantes dos países da Argentina e Portugal. Foi uma forma de fortalecer o trabalho na cidade contribuindo com a garantia dos direitos da primeira infância”, disse.

Lorena Pesqueira aproveitou para parabenizar a Comissão do evento em Juazeiro. “A Comissão da Semana do Bebê está de parabéns juntamente com toda comunidade que foi beneficiada com o trabalho. Isso é resultado de uma rede intersetorial envolvida em prol dos direitos das crianças e adolescentes, sinal de um reconhecimento merecido. Foi gratificante representar Juazeiro e em nome de todos quero agradecer o empenho debruçado neste projeto. Juntos, iremos unir mais forças para que possamos estar realizando mais políticas públicas para esse público”, registrou.

A Mostra contou com a presença da ministra interina da Saúde, Ana Paula Sóter, do Governador do Pará, Simão Jatene, do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, dentre outras autoridades.

Além da apresentação dos doze municípios considerados referências na área pela UNICEF, a programação de palestras, filmes e oficinas de debates abordaram temas ligados a importância da Assistência Social, Educação e Saúde na primeira infância; como, humanização do parto, baú da leitura, importância do pré-natal, parto normal, aleitamento materno, suplementação alimentar, plano municipal da primeira infância, brinquedos e brincadeiras na creche e na pré-escola, teatro para bebês, dentre outros.

Segundo a articuladora do Selo UNICEF, em janeiro de 2015, Juazeiro lançará a próxima campanha para o novo tema da Semana do Bebê, que acontecerá de 10 a 16 de maio. “Ações como a Lei que administra a Semana do Bebê, o ato público da amamentação, a interação com os poetas, a articulação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, projetos sociais, parcerias com as universidades e a Fundação ABRINQ, foram fundamentais para ganharmos este prêmio de boas práticas. Próximo ano a sociedade está convidada a participar do evento que contempla todos os profissionais da rede. Nossos agradecimentos aos responsáveis por mais essa conquista de Juazeiro, que direto ou indiretamente construíram os trabalhos que brotaram resultados importantes para o desenvolvimento da primeira infância e dos direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

De 2008 para 2013, a mortalidade infantil em juazeiro reduziu de 22,9 para 13,7 (dados preliminares de 2013) em crianças com menos de 1 ano de idade, segundo dados da Diretoria de Promoção e Vigilância do município. O respeito dado ao público infantil no município e da região e a agilidade nos serviços foram um dos fatores que garantiram em 2012 a conquista dos selos UNICEF e prefeito amigo da criança (ABRINQ).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *