PPS pede abertura de inquérito criminal contra Bezerra

 

O PPS ingressou nesta terça-feira (31), na Procuradoria-Geral da República, com pedido de abertura de inquérito criminal contra o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional).

O partido de oposição acusa o ministro de “condescendência criminosa”, por ele ter intercedido a favor da manutenção do ex-diretor-geral do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Elias Fernandes, no cargo, mesmo com relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) apontando irregularidades no órgão que somam R$ 190 milhões apenas em obras irregulares.

Veja documento enviado pelo ministro à Casa Civil
Entenda as acusações contra o ministro Fernando Bezerra

A ação é baseada em matéria da Folha, na última semana, que mostrou documento encaminhado em dezembro pelo ministro à colega Gleisi Hoffmann (Casa Civil), no qual ele diz que a intervenção ministerial no órgão era uma medida “demasiadamente drástica”, não se “sustentando sob a ótica da razoabilidade administrativa” e que apenas o afastamento do diretor administrativo seria suficiente para resolver o problema de corrupção no órgão.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), que assina a ação, afirmou que a suspeita contra Bezerra é “muito grave” porque ele tinha conhecimento das irregularidades no Dnocs e mesmo assim tentou proteger o ex-diretor-geral.

“Seja qual for a real motivação do ministro da Integração, o fato é que está materializada a sua deliberada intervenção no sentido de proteger um funcionário público suspeito de prática de vários atos ilegais”, disse o deputado na representação à PGR. Fernandes foi demitido na última semana por determinação da Casa Civil.

Veja documento enviado pelo ministro à Casa Civil
Entenda as acusações contra o ministro Fernando Bezerra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *