V SABIOVASF DISCUTIRÁ ATUAÇÃO DO BIÓLOGO NO SEMIÁRIDO

BLOGQSP.univasfApresentar as riquezas da Caatinga e debater o papel do biólogo na preservação deste bioma são as propostas da V Semana Acadêmica de Biologia da Univasf (Sabiovasf), a ser realizada deste domingo (23) até a próxima quinta-feira (27). O evento é coordenado por discentes e docentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade FEDERAL do Vale do São Francisco (Univasf) e acontecerá no Campus Juazeiro (BA), no Complexo Multieventos. A programação começa no domingo com um “Dia de Campo”, a ser realizado no Campus Ciências Agrárias, em Petrolina (PE).

Os interessados em participar ainda podem se inscrever para assistir às palestras. A inscrição custa R$ 35,00 reais e deve ser efetuada por meio do SITE da V Sabiovasf. A ficha de inscrição preenchida deverá ser enviada junto ao comprovante de pagamento para o e-mail: sabiovasf2014@hotmail.com.

Com o tema “A atuação do biólogo frente às ações de desenvolvimento do semiárido”, a Semana tem COMO objetivo difundir o conhecimento sobre o bioma Caatinga, apresentando a sua fauna e flora bastante diversificadas em uma área geográfica única, o Nordeste brasileiro. A programação do evento inclui palestras, minicursos e apresentação de trabalhos.

Para a vice-presidente da comissão organizadora da V Sabiovasf, Ana Carolina Freitas, esse é um importante momento para os participantes terem acesso a conteúdos que possuem pouca abordagem no meio universitário. “Somar conhecimentos e abordar assuntos desconhecidos é a nossa aposta para a V Sabiovasf. A nossa finalidade é abrir os olhos para novas áreas e trazer atualidades sobre a atuação dos biólogos”, diz.

A abertura oficial será realizada às 18h da segunda-feira (24). Às 19h, terá início a palestra de abertura com o título “Biotecnologia forense” a ser ministrada pelo perito CRIMINAL da Polícia Técnica da Bahia Torriceli Souza. Os minicursos serão realizados no período da manhã de segunda a quinta-feira.

Na tarde da terça-feira (25), a partir das 14h, acontecem as palestras “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional” e “Futura flora reprodutiva da Caatinga: utilização de atributos reprodutivos para o reconhecimento de grupos sensíveis à perda de habitat”, que serão ministradas, respectivamente, pelo PROFESSOR da Univasf, Luiz Cézar Machado; e pelo analista do Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (Crad), Natan Messias de Almeida.

Também irão ministrar palestras durante o evento, o pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) Wheverton Nascimento, o professor do Instituto FEDERAL de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) Manoel Rangel Borges Neto, o pesquisador e doutorando da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Jadson Diogo Pereira Bezerra, a professora da Univasf Michely Correia Diniz, e o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Jean César Farias de Queiroz. A programação completa está disponível no site da V Sabiovasf.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *