DIRETO DE UAUÁ

COOPERCUC SEDIA PAINEL SOBRE PGPM-BIO  PROMOVIDO PELA CONAB COM A PARTICIPAÇÃO DOS MINNISTÉRIOS DO MMA E MDA

blogqsp-uauáNa última semana, de 10 a 14 de novembro/2014, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – COOPERCUC, contou com uma agenda bastante positiva. Logo na segunda-feira pela manhã, a TV São Francisco cumpriu um roteiro de filmagens a respeito do pioneirismo da cooperativa no manejo sustentável, beneficiamento e comercialização dos produtos derivados do umbu e de outras frutas nativas da caatinga.

Já a terça-feira foi marcada pela apresentação do painel da Política de Garantia de Preço Mínimo dos Produtos da Sociobiodiversidade Brasileira – PGPM-Bio, o painel especialmente, abordou a formação de preço mínimo do umbu, que atualmente está fixado em 0,53 centavos o quilo, que fica bem abaixo do valor pago pela Coopercuc, que este ano pagou em média 0,90 centavos o quilo.

Durante o painel foram apresentados relatos e questionamentos por parte dos agricultores e os devidos esclarecimentos e encaminhamentos foram feitos por parte dos representantes do governo (CONAB, MDA e MMA). Os diretores da Coopercuc Adilson Ribeiro e Benedita Varjão, juntamente com a equipe técnica participaram de uma importante reunião com pesquisadores da EMBRAPA semiárido/Petrolina-PE e EMBRAPA do Rio de Janeiro, onde trataram do desenvolvimento de pesquisas para a melhoria da qualidade dos produtos comercializados pela cooperativa e o desenvolvimento de novos produtos derivados do umbu. Após a reunião com os pesquisadores da EMBRAPA o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro e a equipe técnica reuniram-se com especialistas do Ministério da Agricultura para tratar do processo de indicação geográfica – IG do UMBU/COOPERCUC, uma ação que a Cooperativa já vem desenvolvimento há mais de 03 anos e agora está dando celeridade, dada a importância da certificação/IG, que se soma a certificação orgânica, SIPAF, Economia Solidária e Comercio Justo dentre outras que a Coopercuc já possui e que tem agregado valor aos seus produtos e a sua marca. Após a maratona de reuniões de interesse da cooperativa e seus cooperados, a Coopercuc e o IRPAA realizaram o encontro da Rede Sabor Natural do Sertão – RSNS, um esforço das duas entidades (Irpaa/Coopercuc) para reunir os mais de 30 grupos de produção que formam a RSNS para discutir a formalização da rede objetivando fortalecer, especialmente, os grupos de produção da economia solidária do Território Sertão do São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *