PRONATEC FORMA PROFISSIONAIS, AQUECE MERCADO DE TRABALHO E GERA RENDA EM PETROLINA

blogqsp-pronatecO Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, formou em Petrolina – PE, na noite da última quinta-feira (13), mais uma turma com 406 novos técnicos em 15 cursos de capacitação nos segmentos de geração de renda e qualificação profissional.

A solenidade de entrega dos certificados da terceira etapa 2014 do programa, que lotou o auditório do Sest Senat, revelou, além do orgulho e da emoção dos formandos e familiares, a alegria de muitos dos ex-alunos, que já conseguiram uma vaga no concorrido mercado de trabalho local.

Um exemplo recente da atuação do Pronatec no município é a ex-dona de casa Adeneide Luiza Alves, solteira (44 anos). Ela concluiu o curso de padeiro confeiteiro no último mês de janeiro, e um mês após receber o certificado já estava trabalhando num restaurante da cidade. “Passei muito tempo desempregada e bastou cinco meses de aulas teóricas e práticas para mudar a minha vida”, comemorou.

Quem também mudou sua história com este programa desenvolvido pela unidade do Sest Senat em Petrolina e mais 15 municípios da região, foi Ione Costa de Souza (31 anos), casada e mãe de três filhos. Ela também concluiu recentemente o curso de cabeleireira, depois de seis meses de continuo aprendizado e crescimento pessoal. “Foi só me formar que comecei a colocar em prática o projeto de vida mais audacioso: montar meu próprio negócio, o meu salão de beleza. Hoje, vivo do meu trabalho e divido com o marido todas as despesas de casa e com a educação dos meus filhos”.

De acordo com o diretor do Sest Senat Petrolina, Marcílio Cavalcanti, com a entrega dos 406 certificados, na última quinta-feira, a entidade já contabiliza na região a formação de aproximadamente seis mil novos profissionais do Pronatec, somente em 2014.

“A receptividade do Pronatec em Petrolina e em municípios, a exemplo de Cabrobó, Araripina, Exu, Salgueiro e Serra Talhada, representa um grande avanço para o segmento de formação e capacitação do trabalhador. Formamos gratuitamente pessoas com idade de 18 a 57 anos, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e na geração de renda com o surgimento de novos negócios”, concluiu Marcílio Cavalcanti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *