Será inaugurada hoje, nova sede do centro de Juventude

 

Julio Lossio inaugura nova sede do centro de Juventude nesta terça-feira


Por meio de convênio entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco, Petrolina conta com o Programa Vida Nova – Centro da Juventude. Dentro de instantes, a partir das 09h, hora local, será inaugurada a nova sede do Centro, composta por quatro salas de aulas, sala de coordenação, psicossocial e de oficina, refeitório, cozinha, cantinho da leitura, cinco banheiros, pátio e jardim.

O investimento no programa, que é desenvolvido em 42 bairros da área urbana do município e atende a 200 jovens, ultrapassa R$ 1 milhão. Os participantes do Vida Nova são jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal, que terão a oportunidade de participar de dois ciclos de atividades, um de qualificação social, que oferece sete oficinas culturais, e o segundo ciclo é de qualificação profissional realizada em convênio com o SEBRAE, SESI, SESC, SENAC, SENAI e SEST/SENAT

 

A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, afirmou que o Programa promove a inclusão social e qualifica o jovem para os desafios do mercado de trabalho. “O Vida Nova – Centro da Juventude inclui o jovem socialmente e oferece a oportunidade de construir um futuro melhor, com qualificação para obter um bom desempenho na profissão escolhida”, explicou.

O superintendente de Juventude de Petrolina, Robson Rocha, destacou que a importância do Programa é contribuir com a capacitação social dos jovens. “Com o Vida Nova os beneficiários são capacitados, o que proporciona a redução da vulnerabilidade social do público juvenil na cidade”, salientou.

Para tratar das políticas públicas direcionadas para a juventude, o governo Julio Lossio criou um departamento específico para jovens. “Devido à quantidade de jovens, entre 15 e 29 anos, existente no município, o Prefeito desenvolveu um programa voltado, especialmente, para essa faixa etária. Nos últimos dois anos, foram criados departamentos dedicados às causas juvenis, em vários setores do município”, ressaltou Robson Rocha, superintendente de Juventude. Segundo ele, nas 18 plenárias do Petrolina Participativa, realizadas no início da gestão, foi unânime o desejo de ter um espaço voltado para atender o público jovem em situação de risco.

Os jovens participantes do Programa recebem um auxílio mensal de R$ 100 e atendimento psicossocial. A nova sede do Centro da Juventude está localizada na Rua Francisco M. Filho, 48, Centro, próximo à Casa do Estudante de Cabrobó.

 

 

Texto: Luana Bernardes

Foto: Gilson Pereira

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *