AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL MOBILIZAM HOMENS CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Coordenadoras Saúde BásicaJuazeiro23Para alertar a importância da mobilização do Novembro azul que visa promover a consciência sobre a prevenção do câncer de próstata e de pênis, as supervisoras de atenção Básica da Secretaria de saúde de Juazeiro, Aretha Cavalache e Tatiane Malta participaram do Programa ‘Bastidores da Notícia’ desta quinta-feira (13).

“O Câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata os homens no Brasil, a cada seis homens um tem a doença e estima-se que no ano de 2015 nós teremos sessenta e nove mil casos novos diagnosticados no país e que cinqüenta por cento dos homens nunca foram ao urologista’. Alerta Aretha Cavalache.

Na ocasião as enfermeiras discorreram em relação à necessidade da realização periódica dos exames para a obtenção do diagnóstico precoce das doenças que podem causar o câncer da próstata. Tatiana Malta cita que um dos fatores responsáveis pela medida de amputação do pênis é a lentidão na qual a doença se manifesta o que faz com que o paciente demore a perceber que precisa procurar um profissional.

De acordo com as profissionais os homens devem fazer exames de rotina para saber como está a saúde de sua próstata depois dos quarenta anos. Aretha Cavalache explica que os pacientes podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ter informações de como são feitas as marcações e fazer todos os procedimentos necessários gratuitamente, caso algum problema seja detectado ele será direcionado para um hospital onde deve ser atendido por um especialista.

De acordo com as supervisoras as mobilizações de conscientização seguem até o final do mês, mas os pacientes devem procurar os postos de saúde do bairro onde moram durante todo o ano no dia específico que cada unidade define para o atendimento voltado especialmente para os homens, no qual são feitos exames de rotina e prevenção de doenças que atingem o sexo masculino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *