A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DA CRIANÇA E DA MULHER É ABORDADA NO I FÓRUM REDE CEGONHA EM PETROLINA

blogqsp-gonzagaPediatras, ginecologistas, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais entre outros profissionais participaram do I Fórum Rede Cegonha de Petrolina promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento discutiu sobre a importância do cuidado à criança e à mulher para a redução do índice de mortalidade infantil e materna.

Nos últimos anos Petrolina vem diminuindo o índice de mortalidade infantil, hoje, o município está com um índice preliminar de 15/1.000 Nascidos Vivos. “É de extrema importância reunir os diversos atores para o desenvolvimento da Rede Cegonha e a redução contínua da mortalidade infantil e materna.

Temos uma pactuação com os ‘Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Redução da Mortalidade Infantil de 15/1.000 Nascidos Vivos’ até o ano de 2015, e já estamos com este indicador, mas a pedido do prefeito Julio Lossio, queremos reduzir mais ainda e este Fórum faz parte das estratégias do município”, destacou a gestora da pasta Lucia Giesta.

O médico e palestrante convidado, Paulo Frias, representando o Ministério da Saúde frisou a necessidade de desenvolver ações voltadas para o bebê e a mulher. “Um dos pontos relevantes para diminuir a mortalidade infantil é trabalhar a saúde da mulher. Gestação, parto e cuidados ao bebê são pontos essências para serem desenvolvidos”, afirmou Paulo.

O II Fórum Rede Cegonha já esta sendo articulado e acontecerá no próximo dia 21. “Neste segundo momento será discutido a Atenção Básica como principal ator na prevenção da mortalidade materna. “Nosso intuito é dar continuidade às ações de estruturação do cuidado à mulher e à criança do município”, disse a secretária Executiva de Atenção à Saúde Luciana Mendes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *