Alvo de debates durante o período eleitoral deste ano, o pacto federativo entrará será pauta da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que ocorre nesta segunda (10) e terça-feira (11), em Campinas (SP).
OS prefeito de Juazeiro da Bahia, Isaac Carvalho e de Petrolina Julio Lossio, deverão juntamente com aproximadamente 600 políticos e gestores municipais discutirem o aprimoramento do pacto, bem como as necessidades mais urgentes das cidades.
Nesta segunda-feira pela manhã, o grupo entregará ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), uma carta, na qual apresentarão as demandas dos municípios.
Temer, por sua vez, defende autonomia total aos municípios. “Quanto maior a autonomia municipal, com os recursos necessários, melhor para os Estados e para o País”, declarou o vice-presidente da República.
Para o presidente da FNP e prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati (PDT), afirma que o encontro servirá para que os prefeitos discutam e troquem experiências sobre as boas práticas administrativas. Além disso, explica, a presença de Temer servirá como a primeira mesa de debates pós-eleição. “Teremos a oportunidade de avançar no diálogo e nas propostas para um pacto federativo que contemple mais adequadamente as necessidades dos municípios”, afirmou.
