I ENCONTRO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO REÚNE DEZENAS PESSOAS

blogqsp-encontroO Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), e a Casa dos Conselhos de Juazeiro, realizaram quinta-feira (6), o I Encontro dos Conselhos Municipais de Juazeiro/BA. O evento teve como propósito ampliar a integração entre os órgãos municipais e intervir de forma significativa nos segmentos da sociedade, permitindo assim, avanços na qualidade de vida dos juazeirenses.

O encontro reuniu 18 dos 25 conselhos existentes em Juazeiro e foi aberto com a explanação do assessor de articulação interinstitucional do município, Roosevelt Duarte Motta. Na ocasião Roosevelt falou sobre a história da Casa dos Conselhos e a sensibilidade do prefeito Isaac em ampliar os instrumentos de controle social.

“Antes eram apenas quatro conselhos, hoje a Casa acolhe 25 conselhos municipais, sendo 22 em pleno funcionamento e três em formação, além de dez câmaras temáticas. Juazeiro é a cidade do interior da Bahia com maior número de conselhos atuando”, informou.

O assessor também apresentou a estrutura da Casa e o que a mesma oferece de apoio e suporte aos mais variados Conselhos Municipais, como assistência técnica, assistência jurídica, núcleo de comunicação, secretaria executiva e operacional de apoio.

Em seguida representantes dos conselhos expuseram por três minutos os trabalhos realizados por cada órgão, suas metas, objetivos e entraves. “Os Conselhos têm problemas em comum, a exemplo das sucessivas faltas de quórum que dificultam a realização das reuniões prolongando as deliberações das demandas, além do baixo recurso financeiro. O nosso objetivo é mudar essa realidade, fortalecendo cada vez mais esses órgãos através da capacitação dos conselheiros e mais atuação nas áreas existentes”, observou Terezinha Cavalache, secretária executiva do CMDRS.

Para a secretária do Conselho de Meio Ambiente (CMMA), Josefa Galdino, o encontro é uma oportunidade de trocar ideias e fortalecer cada vez mais os conselhos. “O Conselho é um órgão consultivo, deliberativo e normativo, que tem uma importância enorme para a sociedade. Esse é um momento para juntos buscarmos crescer e melhorar cada vez mais as nossas competências”, destacou. O evento foi finalizado com as considerações do público presente e os agradecimentos do diretor de agricultura da SEAPA e membro do CMDRS, Jailzon Santos Sena. “O nosso primeiro encontro foi muito produtivo, pois alcançamos uma grande interação entre os membros de todos os Conselhos, com a troca de experiência na busca de melhorias. Acredito que esse foi o início de um grande trabalho em conjunto”, disse. Na ocasião Jailson justificou a ausência do presidente do CMDRS, Jorge Cerqueira, que viajou a Brasília para cumprir agenda administrativa.

Estiveram presentes representantes do CMDCA, CMASJ, CMPD, CMDI, COMSEA, CMDDM, COMPIR, CME, CAE, CMACS, CMS, CT, COMJUV, COMAD, COMTUR, CMDH, CMC, e CMMA. Vale destacar que as demandas apresentadas por cada Conselho resultarão em um documento com formato de cartilha onde constará os problemas levantados e as devidas soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *