ALUNOS DA ESCOLA JUDITE LEAL COSTA SÃO MEDALHISTAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

blogqsp-educaçãoNão é de hoje que a rede pública municipal de Juazeiro vem ganhando concursos na educação. Recentemente alunos foram premiados em um concurso da TV São Francisco e agora a Escola Judite Leal Costa teve estudantes medalhistas de prata e bronze na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

De acordo com a organização do evento (Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira), a OBA reuniu cerca de 800 estudantes participantes de escolas públicas e privadas e tem como objetivo despertar o interesse pelas disciplinas de ciências espaciais.

A Escola Judite Leal Costa já participa da olimpíada pelo terceiro ano. Em 2012 eles conseguiram dois medalhistas. Todo o 5º ano participou dessa vez e tiveram mais ganhadores.. A escola fez as inscrições pelo site e em maio os alunos fizeram a prova que a OBA envia por e-mail.

“Somos cadastrados no site porque a Secretaria de Educação já havia nos orientado nos anos anteriores. E então aplicamos a prova em sala de aula, depois enviamos as provas pelos CORREIOS, conforme somos orientados, e aguardamos os resultados. Agora ficamos assim, extremamente orgulhosas de ter em nossa escola esses alunos medalhistas”, exclamou a gestora, Josefa Cristina Evangelista.

Os alunos Anderson das Neves, Maria Rita Carvalho, Emilly Souza, Ana Alice Carvalho e Alane Grazielle foram os ganhadores de medalhas da OBA pela escola. Todos demonstraram felicidade por estarem com as medalhas no pescoço. Maria Rita, uma menina de olhos vivos e fala convincente, disse que se sentiu preparada para ser uma das vencedoras desde o dia em que a sua professora anunciou o concurso. “Desde o primeiro dia em que a pró anunciou na sala eu fiquei preocupada em estudar. Na verdade, eu não sabia o que era astronomia, mas me senti feliz em saber depois que iria fazer o concurso e aí eu me preparei de verdade, prestei atenção no que ela ensinava, estudava em casa e hoje estou aqui com minha medalha de prata. Minha mãe ficou muito orgulhosa de mim”, vibrou Maria Rita.

Falar em astronomia, astronáutica, parece estranho para crianças que só ouviam do assunto se prestassem atenção em alguma rara notícia nos jornais. Ou que lesse a revista em quadrinhos da Turma da Mônica, em que há o personagem Astronauta, o herói interplanetário criado por Maurício de Sousa. E foi aí que entrou o ensino e cuidado da Professora Hilza Patricia da Silva Lima. Foi ela quem preparou toda a turma do 5º ano para a prova da olimpíada. “A gente começou a trabalhar todos os conteúdos que contemplavam o assunto, para que eles desenvolvessem atividades. Também os coloquei para pesquisar em casa sobre foguetes, sobre o primeiro astronauta brasileiro, Marcos. E isso foi incentivando-os a querer aprender mais. Fico muito feliz de vê-los no pódio, né? Sinto-me realizada em ver a felicidade dos meus alunos em receber suas medalhas e certificados. Isso nos dá ânimo para querer ser melhor para eles”, reconhece.

As alunas disseram ainda que estudar em uma escola organizada, com professores que se interessam pelo aprendizado do aluno, é sempre mais fácil de aprender. “Não tem como a gente não aprender aqui. Nós temos boas professoras, que ensinam até a gente não ter mais dúvida; a coordenadora que dá atenção e uma merenda boa. Isso tudo ajuda e incentiva para que a gente aprenda mais e saia satisfeito”, disse Maria Rita, sendo concordada pelas amigas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *